CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES E MULTIPLICADORES DE TREINAMENTO

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

Apresentar métodos e técnicas modernas que estão sendo utilizadas pelos setores de treinamento de empresas evoluídas, visando a capacitação técnico-instrumental dos instrutores e multiplicadores que estarão sendo preparados para a função. Fornecer know-how para ministrar de forma criativa, motivante e eficaz as sessões de treinamento. Ampliar a competência técnica, administrativa, interpessoal e organizacional dos instrutores e multiplicadores, para assegurar que suas ações em treinamento atinjam com êxito os objetivos educacionais almejados pelos programas que venham ministrar. Preparar os participantes para terem postura e atitudes correta frente aos treinandos, quando da realização de treinamento, criar e manter envolvimento dos participantes, despertar curiosidade e conduzir o treinamento com comportamento verbal adequado, sabendo ouvir e dando resposta não verbais coerentes. Aprender como usar estímulos intelectuais e emocionais e usar a criatividade para manter a atenção e obter participação ativa dos treinandos no processo ensino-aprendizagem. Instruir-se para saber como utilizar imagens visuais e outros recursos de comunicação em seu benefício com viagens para seu público. Conhecer técnicas para a correta utilização de jogos, simulações e dinâmica de grupo em situações de treinamento para sua imediata aplicação, tornando as sessões de treinamento mais dinâmicas, envolventes, estimulantes e produtivas.

Destina-se :

Aos profissionais da área de treinamento atuando como instrutores e os que irão atuar como Multiplicadores de Treinamento. O curso pode ser extensivo ainda aos analistas e coordenadores de treinamento que tenham necessidade de ampliar sua cultura técnica nesta área.

Metodologia :

Será adotado o método ativo-proativo, com exposição dialogada, painel integrado, experimentos vivenciados, apresentações filmadas e projetadas em vídeo para análise pelo facilitador e participantes, projeção de filmes empresariais retratando os temas do programa de treinamento, dinâmica e jogos de empresa vivenciados e analisados pelos participantes, estudo de casos reais dos treinandos, além do fornecimento de compêndio tratando de todos os temas do programa e check-list’s que orientarão as ações dos participantes pós-treinamento.

Programa :

- Pedagogia e psicologia aplicada ao treinamento · Teoria de aprendizagem de adultos, taxionomias e teorias de psicologia aplicada ao treinamento; · Macromodelo de tecnologia educacional: eventos do processo de ensino, variável intervenientes a considerar; · Multimeios utilizados em treinamento; · Taxionomias de objetivos educacionais: desenvolvimento dos domínios cognitivos, afetivos e motor; · Seleção de métodos e meios aplicados ao treinamento: tipos, valores, critérios, cuidados e adequação dos recursos; II - Treinamento comportamental · Metodologia e técnicas pedagógicas aplicadas ao treinamento comportamental; · Interfaces com outros projetos de desenvolvimento e mudanças organizacionais; · Dramatização: demonstração com vivenciamento de situações. Análise com participantes; · “Workshop” (oficina) - grupo de trabalho. Atividades vivenciadas, filmados e projetados em vídeo-tape para análise e exame da aplicabilidade em treinamento; · Quando o treinamento comportamental é ou não é uma ação apropriada; · Jogos e simulações: quando aplicar. Que habilidades eles podem desenvolver; · Técnicas de colagem: exercícios práticos. Aplicações para auto e hetero percepção. III - Treinamento técnico/operacional · Métodos e técnicas de treinamento aplicados ao treinamento de natureza operacional que atingem com eficiência os resultados educacionais esperados; · Como caracterizar as necessidades de treinamento operacional e preparar os conteúdos programáticos; · Como aplicar demonstrativos e instruções de trabalho, modelos, pré e pós testes objetivos, visitas, etc..., ao treinamento técnico e operacional; · Cuidados, limitações e restrições do treinamento operacional. IV - Treinamento administrativo · Como analisar necessidades de treinamento administrativo e montar programas de treinamento compatível; · Técnicas e métodos aplicados ao treinamento administrativo: “Job Rolation”, “In Basker”, “Instrução Programada” e “Leitura Dirigida”. · Limitações e fontes para o treinamento administrativo. V - Treinamento gerencial · Como definir objetivos, estratégias e técnicas a serem aplicadas ao treinamento gerencial. Técnicas e recursos para realização do LANT; · Áreas de competência a considerar nos programas de T. & D. gerencial; · Como executar/ aplicar um programa de treinamento gerencial: métodos, técnicas e recursos instrucionais que devem ser utilizados ; · Fontes de restrição e limites do treinamento gerencial; · Como evitar os desperdiçadores de recursos em programas de treinamento gerencial; · Quando o treinamento gerencial é um investimento com retorno?; · Diferenças na atuação do Instrutor que atua como facilitador em treinamento gerencial x Instrutores que executam outros tipos de treinamento. “Dicas práticas”. A postura recomendada. VI - Jogos, simulações e dinâmicas aplicadas ao treinamentos. · Como escolher jogos e simulações para cada programa de treinamento; · Como pesquisar e montar jogos e exercícios: a importância da criatividade; · Como estruturar e aplicar exercícios de aquecimento; · Apresentação e aplicação de jogos universais: vivenciando o jogo. · O papel de instrutor na aplicação de jogos, dinâmicas de grupo e simulações. Responsabilidades, postura e ética do profissional de treinamento; · Experiências e habilidades necessárias para aplicar jogos e dinâmicas em treinamento. Atitudes facilitadoras que “levantam” o treinamento. VII - Técnicas de apresentação em público · Como planejar, organizar e produzir uma apresentação; · Como preparar as aulas: fases da aula - preparação, apresentação, aplicação e verificação. Exercícios práticos. · O planejamento da aula: Definição de objetivos. Seleção de matéria. Escolha do método e material didático: conteúdo e ilustração; · Como preparar transparências ou projeção em power-point; · Técnicas de manuseio eficaz de vídeos, flip-chart, microfone, retroprojetor; · Como apresentar uma palestra bem feita e elaborada; · Análise de platéia: imagens visuais preparadas pelo próprio instrutor. Ensaio e aprovação. Adaptação a platéia; · Como lidar com a pressão dos participantes (auditório): a arte de responder perguntas. Como lidar com os diversos tipos de pessoas da platéia; · Formas de conquistar a benevolência, docilidade e atenção dos diferentes públicos; · Técnicas para despertar o interesse e prender a atenção; · Como improvisar com criatividade em momentos difíceis: pensar rapidamente com suas próprias palavras; · Como convencer e persuadir: apresentação de técnicas. Simulações de apresentação com os participantes, filmagens e projeção em vídeo para auto-análise; · A voz como instrumento fundamental para o sucesso de uma apresentação; · Como usar o microfone, lousa, flip-chart e outros recursos áudio-visual; · Como encarar a câmera ao vivo ou vídeo-tape; · Como lidar com as perguntas e controlar o nervosismo; · Aparência, comunicação não-verbal e expressão corporal do apresentador; VIII - Anatomia do primeiro dia: retoques, largada e finalização · Horário, arranjos, música, recepção dos treinandos, como quebrar o gelo, o papel do instrutor no processo de quebra-gelo, hora das expectativas, como estabelecê-las e firmar o contrato pedagógico; · Como utilizar com eficácia retroprojetor, flipcharts, slides, lousa, equipamentos de vídeo, reális, ponteiras, transparências e outros recursos visuais projetáveis e não projetáveis, magnéticos e eletrônicos. IX - Os “pulos-do-gato”: “dicas” valiosas para os instrutores · Uso de molduras em transparência; · Criar flipcharts profissionais; · Kiss (mantendo as coisas simples); · Uso de post-its; · “Estacionando” tópicos para discussões posteriores; · Incorporar o personagem; · “Armadilha” das palavras suplentes; · “Timing” - Como gerenciar o tempo planejado no plano de aula; · Por que começar com uma atividade?.

Apresentador(es) :

HELCIO JOSÉ CELI

Graduação em Psicologia e com especialização em Psicologia Organizacional - UNIP, MBA em GESTÃO EMPRESARIAL - FGV. Atividade Acadêmica - Coordenador e Prof. dos Cursos de Extensão Universitária da FMU – CDP, Prof. Curso de Pós Graduação em Administração Empresarial – Módulo R.H. - FAAP, Prof. Curso de Pós Graduação em Psicologia Organizacional – UNISA - SP
 

Experiência - Profissional com 23 anos de experiência na área de Recursos Humanos / Consultoria Organizacional, com ênfase em Treinamento & Desenvolvimento, Qualidade e Produtividade.