CURSO DE GESTÃO POR PROCESSO

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

Apresentar aos participantes de uma maneira conceitual e prática: gerenciamento de processos, mapeamento e melhoria contínua, indicadores, os problemas e benefícios de se gerenciar processos. Proporcionar aos participantes, a inter-relação entre processos x ISO 9001:2000.

Destina-se :

Gerentes, Engenheiros, Supervisores, Técnicos e Profissionais ligados a Manufatura, Produção, Materiais, Engenharia Industrial, Métodos e Processos e PPCP, que tenham como objetivo melhorar os níveis atuais de serviço aos clientes, agregando valor as operações realizadas.

Metodologia :

Exposição de modelos teóricos atualizados de gestão, apoiando a apresentação de exemplos baseados na experiência do palestrante, e com efetiva atuação dos participantes em trabalhos práticos durante o curso, visando estimular a aplicação dos conceitos nos locais de trabalho.

Programa :

Introdução ao Gerenciamento de Processos : Visualizando a Empresa como Sistemas  Os níveis de Gerenciamento da Empresa O conceito de Processo Mapeamento do Processo e a Melhoria Contínua : Fase 1 – Priorização dos processos Fase 2 – Definição do projeto de melhoria Fase 3A – Análise dos processos – Situação atual Fase 3B – Planejamento e implantação de melhorias Fase 3C – Formalização dos processos Fase 4 – Implantação Fase 5 – O Gerenciamento Operacional dos Processos Os Indicadores de Gerenciamento do processo : Por que fazer Medições? O Desenvolvimento do Sistema de Medição A definição dos objetivos estratégicos A medição dos processos Integrada aos objetivos estratégicos da empresa A definição de objetivos e metas para os indicadores O desenvolvimento de um Sistema de Informações A realização das medições e análise dos dados obtidos A definição de um Sistema de Gerenciamento de desempenho A Abordagem de processos e a ISO 9001:2000