CURSO DE INDICADORES ESTRATÉGICOS NA GESTÃO OPERACIONAL

DURAÇÃO: 8 Horas

Objetivo :

Capacitar os participantes para a escolha otimizada dos indicadores de performance a utilizar na gestão da operação. Apresentar de forma estruturada e, analisar em conjunto com os participantes, a importância da utilização dos indicadores de desempenho de forma harmônica com as estratégias da empresa. Evidenciar a importância da utilização estratégica de indicadores para uma gestão de sucesso. Capacitar os participantes na análise de processos habilitando a desenvolver formas de medição de suas performances. Introduzir o conceito do Balanced Scorecard®, demonstrando sua importância na ligação dos indicadores com as estratégias. Desenvolver em conjunto um Mapa Estratégico de Kaplan e Norton para a operação.

Destina-se :

Chefes, Gerentes, Diretores responsáveis pelo gestão de empresas industriais e de serviços, inclusive Proprietários e Gerentes de pequenas empresas.

Metodologia :

Exposição com o auxílio de DataShow dos conceitos teóricos, apoiando a apresentação em exemplos reais. Exercicios em grupo com efetiva atuação dos participantes para a fixação dos conceitos, visando estimular a aplicação dos conceitos nos locais de trabalho.

Programa :

I – Indicadores – Definição; sua importância na gestão; cuidados na escolha dos indicadores; como dar confiabilidade aos indicadores. II – Conceito de processo administrativo – Sistemas práticos para analise de processos; a importância da análise dos processos na escolha dos indicadores. III – Conceito Balanced Scorecard® - Introdução do conceito desenvolvido por Kaplan e Norton; sua importância na escolha dos indicadores operacionais. IV – Mapas Estratégicos – Definição do conceito e sua importância na comunicção empresarial das estratégias.

Apresentador(es) :

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

 

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

PERCIO RODRIGUES

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da USP, Engenheiro de Segurança do trabalho pela UBC, com curso de especialização em Administração Industrial na Fundação Vanzolini, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Diversos cursos de especialização na área de Gestão no Brasil e no exterior. Experiência de 32 anos nas áreas de Produção, Projetos e Serviços em diversas empresas, tais como: Siderúrgica Aparecida, Corning, Perstorp e Formica Corp. Consultor em gestão de empresas, tem atuado em diversas empresas metalúrgicas. Foi Diretor Executivo da Metalúrgica Usion. Atividade Acadêmica : Professor Universitário do UNIA nas áreas de graduação e pós graduação. Sócio Diretor da VCS Vector Consultoria, empresa de engenharia consultiva na área de instalações industriais. Conselheiro do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo desde 1998, atuou como Diretor de Fomento a Indústria na Prefeitura de São Bernardo do Campo.