CURSO DE SEGURANÇA DE MÁQUINA INJETORA - NR12

DURAÇÃO: Mínimo de 8 horas

Objetivo :

Apresentar aos Administradores das Indústrias de transformação do setor plástico, usuários de máquinas injetoras de plástico, a importância do treinamento com abordagem nos dispositivos de segurança, de modo a impedir a exposição do operador a riscos, para evitar acidentes, conforme especificado no Anexo I da Convenção Coletiva da Categoria e na NR-12. Informar-se sobre os riscos que o equipamento oferece, bem como as medidas de controle, tendo o ser humano e o seu bem-estar, como referencial que move todo o trabalho. Entender  a segurança do trabalho dentro do contexto, conhecer o processo, equipamentos e dispositivos, identificar as zonas de perigo, aprender a verificar o funcionamento dos dispositivos de segurança, condições inseguras e o que o operador não deve fazer.

 

NOTA : Sr. Carlos Anibal De Blasio, que junto ao CREA SP, cumprirá a Resolução 437/99 referente à obrigação do “...recolhimento da ART para realização de atividades relacionadas à Engenharia de Segurança do Trabalho...” e fornecerá uma cópia ao cliente, bem como a credencial da CPN de caráter também obrigatório.

Destina-se :

Operadores e Auxiliares de Injetoras, Ferramenteiros, Mecânicos, Eletricistas, Técnicos de Manutenção, Projetistas, Processistas, Técnicos e Engenheiros de segurança, Outros trabalhadores com atividades afins em injetoras de plástico.

Metodologia :

O curso será apresentado utilizando a técnica expositiva dialogada, discussões de casos, apresentação e solução de problemas e aula prática.

Programa :

- Histórico da regulamentação de segurança sobre máquinas injetoras

- Direitos e deveres do empregador e trabalhador

- Descrição e funcionamento de máquinas injetoras

- Riscos na operação de máquinas injetoras

- Principais áreas de perigo de uma máquina injetora

- Medidas e dispositivos de segurança para evitar acidentes

- Proteções (portas) e distâncias de segurança

- Exigências mínimas segundo a NR-10, NR-12 REPAGINADA, NBR 13.536,   NBR NM – ISO 13852:2003 e NBR 13757

- Medidas de segurança para máquinas hidráulicas de comando manual

- Demonstração prática dos perigos e dispositivos de segurança em uma   máquina injetora

Apresentador(es) :

CARLOS ANIBAL DE BLASIO

 

Engenheiro Mecânico, Mestre e Doutor na área de Materiais e Processos de Fabricação (tese defendida e publicada com o título de “Soluções de Defeitos em Peças Produzidas Pelo Processo de Moldagem por Injeção, via Software”) pela UNICAMP e pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho.Foi Engenheiro de Manutenção da Pirelli S/A (1984-1992), Gerente de Projetos Especiais da Bridgestone Firestone, Gerente da Engel (1992-2000),  Gerente da KraussMaffei (2000-2003) e Professor de Engenharia de Materiais na Faculdade Fundação Santo André (FSA). A partir de 2004, tem executado serviços de consultoria e treinamento nas áreas de processamento de polímeros, higiene e segurança do trabalho, segurança com máquinas injetoras e sistemas de gestão integrada, implantação e implementação das normas ISO 9001 e OHSAS 18001. Tem realizado estas atividades nas empresas Usiminas, Arno, Dura Automotive, Click Automotiva, Basf, Alpenfix, CGE, Asproplastic, KonizPlastic, Senai Mario Amato, entre outras. Palestrante em Faculdades de Engenharia de Materiais.

 

WILSON CARLOS QUINTAS FERREIRA

Especialista em injeção de peças plásticas, com formação Técnica pelo Colégio Técnico da Unicamp – COTUCA;  graduado em gestão de pessoas com formação de  Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela UNIP Campinas; Administrador de Empresas com formação através da escola de Preparação Conquista (BA).

Experiência Profissional: 23 anos no ramo de injeção de peças plásticas – processos produtivos, supervisão de produção, Gerente Industrial, Gestor da Qualidade.

Atividades Acadêmicas: Instrutor de treinamento na Petri S/A – Jundiaí; Docente nas escolas -  SENAI Campinas “Roberto Mange” cursos de operador de maquina injetora e Preparador/Regulador de maquinas injetoras; SENAI Jundiaí “Conde Alexandre Siciliano” cursos sobre matéria prima plásticas; SENAI Valinhos “ CT Senai São Cristovão” curso para operação da maquina injetora, Palestrante na Extecamp da UNICAMP com os temas “maquinas injetoras – Componentes e funcionamento” e “ Produtividade e Qualidade na Industria Plástica”.