CURSO DE CONSERVAÇÃO DE PNEUS NA FROTA

DURAÇÃO: 16 Horas

Objetivo :

Fornecer efetivo conhecimento das propriedades, aplicações, benefícios, versatilidade, confiabilidade, rastreabilidade e resultados, a todos os profissionais envolvidos da área de manutenção de pneus com a relação ao Controle de Conservação de Pneus na Frota (Novos, Reformados, Consertos e Reparos) do 2º maior custo para os transportadores de logística.

Destina-se :

Diretores de Manutenção, Gerentes de Manutenção, Engenheiros de Manutenção, Técnicos de Manutenção, Supervisores, Técnicos em Pneus, Analista de Pneus, Compradores, Almoxarifes e profissionais envolvidos na área de gestão de pneus.

Metodologia :

Treinamento completamente ilustrado mostrando as ocorrências que levam ao sucateamento prematuro dos pneus, onde na oportunidade discutiremos procedimentos, casos ocorridos em operação bem como soluções de problemas altamente técnicos.

Programa :

INTRODUÇÃO

VARIÁVEIS IMPORTANTES NA FROTA

1 - TIPOS DE PNEUS – FORMA CONSTRUTIVA

  • PARTES PRINCIPAIS DO PNEU
  • DIAGONAIS e RADIAIS
  • FORMA DIMENSIONAL / TIPO DE INFLAÇÃO / TIPO DE ESCULTURA

 

2 - NOMENCLATURA DE PNEUS

  • MARCAÇÕES EM RELEVO NO PNEU E SEUS SEGNIFICADOS
  • ÍNDICE DE CARGA ou CAPACIDADE DE CARGA
  • ÍNDICE DE VELOCIDADE
  • CAPACIDADE DE CARGA x CAPACIDADE DE LONAS
  • SIMBOLOGIA PADRÃO
  • TABELAS DE DIMENSÕES – “ALAPA”
  • DIMENSÕES NOMINAIS DE PNEUS E SUA CARACTERÍSTICA TÉCNICA

3 - PRESSÃO DO PNEU

  • PRESSÃO DE INFLAÇÃO
  • BAIXA PRESSÃO
  • ALTA PRESSÃO
  • CONTROLES EFETIVOS E PROCEDIMENTOS DE  CALIBRAGEM DE INFLAÇÃO
  • AR COMPRIMIDO x NITROGÊNIO

4 - CARGA NO PNEU

  • INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DOS PNEUS (DESENHOS)
  • SOBRECARGA
  • DISTRIBUIÇÃO DE CARGA

5 - VELOCIDADE DO PNEU

  • VIDA ÚTIL EM FUNÇÃO DA VELOCIDADE
  • GERAÇÃO DE CALOR
  • GRÁFICO DE DESEMPENHO

6 - MONTAGEM - DESMONTAGEM

  • LIMPEZA
  • LUBRIFICAÇÃO
  • CENTRALIZAÇÃO
  • EQUIPAMENTOS
  • PROCEDIMENTOS DE INFLAÇÃO
  • SEGURANÇA
  • CÂMARAS e PROTETORES
  • VÁLVULAS
  • EMPARELHAMENTO DE DUPLOS

7 - RODÍZIO DE PNEUS

8 - IDENTIFICAÇÃO DO PNEU NA FROTA

  • GRAVAÇÃO A TÉRMICA (NÚMERO DE FOGO)
  • GRAVAÇÃO DO LOGOTIPO DA EMPRESA – GRAVAÇÃO TÉRMICA
  • ETIQUETAS VULCANIZADAS
  • ETIQUETAS VULCANIZADAS COM CÓDIGO DE BARRAS
  • SENSORES DE MONITORAMENTO TIPO CHIP

9 - ARMAZENAGEM DO PNEU

  • MÉTODO DE POSICIONAMENTO DO PNEU
  • CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE ARMAZENAGEM

10 - CONTROLE DE PNEU NA FROTA – SISTEMA

  • ESTOQUE
  • PNEU NOVO
  • PNEU RECONSTRUÍDO ou REFORMADO
  • PNEU REPARADO
  • PNEU VENDIDO
  • PNEU SUCATEADO
  • PRESSÃO
  • SULCO
  • SERVIÇO INTERNO / SERVIÇO EXTERNO
  • SISTEMA DE CONTROLE A DISTÂNCIA

11 - LEGISLAÇÃO E NORMAS

  • SUBSTITUIÇÃO
  • PROFUNDIDADE MÍNIMA DE SEGURANÇA NOS SULCOS

12 - RECONSTRUÇÃO / REFORMA / RECAUCHUTAGEM / RECAPAGEM DE PNEU

  • PORQUE  RECONSTRUIR
  • ESCOLHA DE REFORMADOR
  • SISTEMA DE RECONSTRUÇÃO
  • CONTROLE DE DESEMPENHO – RELAÇÃO CUSTO / BENEFÍCIO
  • REPAROS e CONSERTOS?

13 - ANÁLISE DA FROTA

  • ANÁLISE DO PERFIL DA FROTA
  • ANÁLISE DO PNEU NA FROTA ATRAVÉS DA SUCATA
  • ALINHAMENTO DO CAVALO ou CONJUNTO
  • BALANCEAMENTO
  • MANUTENÇÃO MECÂNICA

14 - ALINHAMENTO

15 - BALANCEAMENTO

16 - MEIO AMBIENTE

  • MEIO AMBIENTE
  • SOLUÇÕES ADEQUADAS

Apresentador(es) :

ADILSON JOÃO CATHARINO

Técnico Industrial (ESFB – FEI), Engº Mecânico Pleno(UMC),  Pós-Graduado em Projetos de Motores Aeronáutico (CTA - ITA), Pós Graduado em Engª Econômica (FGV), Graduado em Elastômeros Especiais (Instituto Sthalgruber – Alemanha), Graduado em Cerâmica Especiais (Fundação ETEC – ALEMANHA). 

 

Experiência Profissional – Mais de 33 anos atuando nas áreas de Engenharia de produtos, processos, engenharia de campo e treinamentos técnicos. Implantação de Empresas Internacionais no mercado Latino Americano com desenvolvimento estratégico de viabilização de negócios e produtos.

 

Especialista em revestimentos especiais com elastômeros, coatings e cerâmica. Especialista em Gestão de pneus em Frotas. Estas especialidades com formação na Alemanha por 5 anos.