CURSO DE PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE GERÊNCIA

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

Assegurar aos participantes uma ampla visão dos modernos conceitos e técnicas de gerenciamento. Desenvolver habilidades gerenciais aumentando sua eficiência na coordenação de grupos levando-os um “top performance”. Aumentar a compreensão dos participantes sobre seu estilo gerencial de seus pares, podendo assim capitalizar mais sobre suas forças (estilo produtivo) melhorando o efeito sinergético das ações individuais e conjuntas na empresa para obtenção de melhores resultados. Apresentar cenário e tendência do novo perfil gerencial para a próxima década. Ampliar a visão dos participantes acerca dos acontecimentos internacionais, permitindo que eles apliquem os novos conhecimentos em áreas como: Planejamento Estratégico, Administração, Recursos Humanos e Qualidade Total. Este curso pretende trabalhar e discutir o papel dos líderes em diferentes aspectos da empresa, entre os quais: estabelecimento de metas, compartilhamento de objetivos, gerando líderes dentro da empresa, tomada de decisões, delegação de tarefas, aumento na motivação e participação da equipe e evitando a fuga de cérebros da empresa.

Destina-se :

Gerentes, lideranças intermediárias, supervisores de primeira linha, diretores e profissionais, que dirigem equipes de trabalho atuando na administração, produção, finanças, marketing, atendimento a clientes, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos. A diretores, superintendentes, gerentes, supervisores e assessores da diretoria, que querem estar bem informados acerca das recentes tendências mundiais no que se refere a globalização e ao papel da liderança nesse novo contexto mundial.

Metodologia :

O curso será apresentado com base em preleções, discussões de casos, apresentação e solução de problemas.

Programa :

I- Natureza da gerência · Informações básicas sobre os conceitos de gerência; · O que é um gerente? · O que se espera dos gerentes em relação à equipe de trabalho, superiores e colegas; · Planejamento, organização e responsabilidades específicas. II- Planejamento · Como planejar dentro de um departamento, de um setor, ou uma parte da empresa ligada a outras áreas III- Organização · Definição de organização, seus propósitos e sistemas: a organização de um grupo de subordinados; · Como e porque delegar responsabilidades?. IV- Comunicação · Técnicas e modos de agir que ajudam a melhorar as comunicações, natureza e importância da comunicação; · Atendimento de queixas e reclamações; · Análise e natureza das queixas e reclamações; · Critérios para a solução de problemas. V- Liderando equipes de alta perfomance · Como desenvolver uma tecologia de união, buscando resultados com a equipe; · Como construir e manter equipes fortes VI- Como utilizar o tempo eficientemente · Custo do mau uso do tempo; · As características do tempo; · Como você despende seu tempo?; · Regras para utilizar o tempo eficientemente. VII- Como delegar com eficiência para que as tarefas sejam devidamente executadas · Você delega bem?; · Por que é difícil delegar?; · Fatores a serem levados em conta para que a delegação seja eficiente; · O que deve ser delegado e o que não deve?; · Prestação de assessoria. VIII- Como certificar-se que sua mensagem foi compreendida · Obstáculos que dificultam a comunicação eficiente; · Como aplicar a arte de perguntar; · Como tornar-se um bom ouvinte; · Como redigir relatórios concisos e claros. IX- Tomada de decisão · Técnicas práticas utilizadas no processo de tomada de decisões e como podem ser empregadas nas ações gerenciais; · Desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades para tomada de decisão; · Técnicas para solução e prevenção de problemas; · Decisões de comunicação e sua implantação; · Avaliação dos efeitos da decisão. X- Liderança · Como liderar eficientemente grupos de pessoas; · Abordagem das diversas técnicas sobre liderança; · A escolha da melhor abordagem para liderar com eficiência e eficácia o seu pessoal; · Como influenciar seus superiores, pares e subordinados na busca de resultados. XI- Motivação de pessoal · Como melhorar o desempenho individual e grupal; · As concepções acerca da natureza humana; · Algumas teorias acerca da satisfação e motivação de pessoal; · Os mitos criados e sua inadequação à realidade da natureza humana; · A inter-relação entre situação, motivação, maturidade e estilos das pessoas como determinantes de padrões de excelência no desempenho. XII- Como administrar conflitos · Por que ocorrem os conflitos no trabalho; · Causas dos conflitos entre Supervisores e Subordinados; · Como manejar os conflitos; · Como resolver os problemas de disciplina no trabalho. XIII- Gerência por objetivos · Como estabelecer e melhorar resultados através da GPO; · Conduzindo as organizações do futuro; · A nova linguagem da administração e sue impacto para os líderes; · Conduzindo organizações flexíveis; · Como lidar pelas bases da pirâmide organizacional; · Criando organizações voltadas para o aprendizado; · O líder como criador e transformador de culturas; · Como liderar uma força de trabalho diversificada; · Virando ao contrário a pirâmide organizacional: a liderança orientada para os clientes internos e externos; · Como a globalização afeta as empresas; · O aumento da concorrência; · A diminuição das margens de lucros; · A modificação na estrutura das empresas; · As novas estruturas organizacionais; · A administração enxuta; · A empresa virtual.

Apresentador(es) :

HELCIO JOSÉ CELI

Graduação em Psicologia e com especialização em Psicologia Organizacional - UNIP, MBA em GESTÃO EMPRESARIAL - FGV. Atividade Acadêmica - Coordenador e Prof. dos Cursos de Extensão Universitária da FMU – CDP, Prof. Curso de Pós Graduação em Administração Empresarial – Módulo R.H. - FAAP, Prof. Curso de Pós Graduação em Psicologia Organizacional – UNISA - SP
 

Experiência - Profissional com 23 anos de experiência na área de Recursos Humanos / Consultoria Organizacional, com ênfase em Treinamento & Desenvolvimento, Qualidade e Produtividade.