CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADE GERENCIAL

DURAÇÃO: 8 Horas

Objetivo :

Este curso pratico proporciona exatamente a seus participantes o que eles precisam para encarregarem-se das tarefas com confiança e aprender a gerenciar com sucesso. Nós ajudaremos a desenvolver suas habilidades de comunicação e mostraremos como cultivar relações produtivas entre colaboradores, incluindo as principais responsabilidades para treino e seu desenvolvimento. Ao terminarem este curso, eles se sentirão seguros e capazes quando enfrentarem problemas: Levar adiante suas Ideias com clareza e positivamente; Desenvolver entusiasmo em seus colaboradores; Elaborar um esquema de trabalho realista e bem ordenado; Planejar objetivos para si e seus colaboradores.

Destina-se :

Diretores, Gerentes, Administradores, Chefia, Supervisão, Encarregado e Funcionários envolvido com as atividades de Planejamento da Qualidade no Processo de Fabricação, Engenharia de Produto, Produção, Manutenção e Garantia da Qualidade.

Metodologia :

O curso será apresentado com base em preleções, discussões de casos, apresentação e solução de problemas.

Programa :

I. Sensibilização para mudanças (abertura para mudanças) • Evolução das empresas. Tendências para anos 2001/2005. • Novo perfil gerencial. Competências necessárias. • Disfunções organizacionais que comprometem o lucro: como evitá-las. • Sensibilização para evolução da empresa. Filmes. Análises de casos brasileiros.

II. Seu papel como supervisor • Papel e função da Gerência e Chefias Intermediárias. • Ciclo básico de gerência. Dinâmica e habilidades básicas.

III. Ampliação da capacidade gerencial • Perfil do gerenciador: papéis e atitudes. • Equipes auto-geridas, sinergias e comprometimento. • A gestão da mudança: megatendências e desafios contemporâneos.

IV. Planejamento, organização e controle • Conceito. Finalidades. Tipos. Atividades de planejamento, organização e controle. Princípios da organização. • Missão, objetivos, razão de ser e políticas integradas ao planejamento da empresa.

V. Jogos de empresas: explorando situações de cooperação e conflito para o desenvolvimento de relações interpessoais positivas • Caso prático: o “Jogo do Cassino”. Desenvolvimento da competência interpessoal (habilidades para liderar, negociar, comunicar, delegar e fazer relações humanas). • Explorando o poder da visão do objetivo para o alcance de resultados significativos para a empresa. • Disfunções organizacionais e comportamentos que comprometemos níveis de lucratividade. O que fazer para eliminá-las? • “Team Building” como resposta. Outras ações. • Feed-back com instrumento de gestão das relações interpessoais. • Desenvolvendo habilidades para o trabalho em times autogerenciáveis.

VI. O papel dos gestores e chefias intermediárias. O que é ser líder? • O que é ser gestor? E ser líder? O que a empresa e os colaboradores esperam dos gestores e das chefias intermediárias? • Papéis tácitos e não tácitos das lideranças intermediárias. Papel dos gestores. • As responsabilidades específicas das lideranças intermediárias e por quais resultados elas são responsáveis. • As “ferramentas” que os gestores e chefes/ supervisores dispõem para responder por suas áreas de ação/ responsabilidades. • Dinâmicas de “simulação” de situações para o desenvolvimento das percepções dos papéis que os gestores desempenham.

VII. Gerenciamento do tempo • Premissas e objetivos. • Seu estilo de administração do tempo. • Diagnóstico e auditoria do uso do tempo. • Planejamento e organização pessoal como premissa para otimização do uso do tempo. • Identificação dos “ladrões” do tempo. • Desenvolvimento do plano de ação para uso eficaz do tempo.

VIII. Delegação de poderes • Diagnóstico do seu atual nível de delegação. • Retornando ao fundamental. Clareza nos papéis organizacionais x coerência nos objetivos de cargo. • Delegação produtiva: técnicas, critérios e benefícios. • O que é delegável x indícios de “delegação perversa”. • Premissa para delegar melhor. • Técnicas eficientes de delegação - plano de delegação.

IX. Comunicação interpessoal • A dinâmica da comunicação humana. Técnicas e instrumentos para uma comunicação eficaz. Barreiras à comunicação eficaz. • Como melhorar as comunicações na empresa. Técnicas, “ferramentas”.

X. Tomada de decisões • O processo decisório com técnica gerencial. Métodos de análise para tomada de decisões; exercícios práticos. • Como tomar suas decisões mais eficazes e assegurar melhores resultados para a empresa.

XI. Liderança e motivação humana • Motivação de pessoal. • Como trabalhar com técnicas gerenciais que asseguram maior motivação e elevação do moral dos recursos humanos. • Elaboração de um “Plano de Motivação Continuada”. Relato de casos brasileiros. • Liderança: mitos e realidade. • Estilos de liderança x Estilo pessoal de atuação. • Harmonizando necessidade do Ser Humano e necessidade da empresa. • Identificando e administrando os “três motivos sociais” da equipe • Habilidades e técnicas para uma liderança eficaz.

XII. Como transformar equipe em potencial em times de alta performance • O que é equipe. Principais características. • As chaves para construir e manter uma equipe forte. • Os principais desafios a serem enfrentados e vencidos pela equipe. • Equipe madura: cultura, valores, comportamentos e envolvimentos internos. • O novo papel das chefias intermediárias das equipes. • Vivências estruturadas: trabalhos orientados e debates.

XIII. Treinamento e desenvolvimento do pessoal/ avaliação de desempenho • Como formar um bom quadro de pessoal. Treinamento, desenvolvimento e planejamento dos recursos humanos. Como desenvolver programas de treinamento para a empresa. • Como definir padrões de desempenho para o seu pessoal. Métodos de avaliação de desempenho. • Como conduzir entrevistas de análise de desempenho.

XIV. Otimizando relações interpessoais: desenvolvimento das habilidades de liderança • Diagnóstico do estilo de liderança (auto-conhecimento). • Estilos consagrados e inovadores de relação e liderança de pessoas. • Como capitalizar as forças e competências sociais e de liderança para legitimar o papel e a autoridade. • Como diagnosticar o estilo dominante de cada colaborador e integrá-lo no “design” correto no cargo. • Desenvolvendo um plano de delegação que leve a equipe ao crescimento. • O “empowerment” na prática: bases, meio e seus resultados

XV. Administração de conflitos • Técnicas gerenciais para manejo dos conflitos. • Tipos de soluções (estrutural, processual e mista), aplicadas no manejo de conflitos. • Os estilos comportamentais e sua influência no desempenho e produtividade dos recursos humanos. • Diagnósticos de estilos: identificando os estilos comportamentais dominantes. • Como lidar com suas forças produtivas (pontos fortes) em situações de pressão. • Como identificar os pontos fortes dos membros da equipe e capitalizar sobre suas forças produtivas. • Como utilizar os resultados da equipe e da empresa pelo “Team Building”.

XVI. Empregabilidade e Marketing Gerencial • As teses do fim do emprego, no novo emprego, e do “emprego virtual”. • As relações trabalhistas: como e para onde estão mudando. • Demandas internas de preparo para fortalecer os vínculos do executivo à empresa. • Perfis empreendedores no meio executivo: mantendo a forma para competir interna e externamente. • Marketing pessoal: a administração da carreira e os focos da sua existência. • Painel de debates: mudanças no vínculos trabalhistas e a descoberta de novos espaços.

Apresentador(es) :

HELCIO JOSÉ CELI

Graduação em Psicologia e com especialização em Psicologia Organizacional - UNIP, MBA em GESTÃO EMPRESARIAL - FGV. Atividade Acadêmica - Coordenador e Prof. dos Cursos de Extensão Universitária da FMU – CDP, Prof. Curso de Pós Graduação em Administração Empresarial – Módulo R.H. - FAAP, Prof. Curso de Pós Graduação em Psicologia Organizacional – UNISA - SP
 

Experiência - Profissional com 23 anos de experiência na área de Recursos Humanos / Consultoria Organizacional, com ênfase em Treinamento & Desenvolvimento, Qualidade e Produtividade.