CURSO DE GMP - BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF)

SP / JUNDIAI - 17 Dez

DURAÇÃO: 8 Horas

Objetivo :

Capacitar os participantes aos requisitos das BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO.  Conhecer e interpretar os requisitos da legislação nacional atualizada referente a Boas Práticas de Fabricação aplicável à cadeia produtiva de alimentos e o código de prática e especificações internacionais do Codex Alimentarius CAC/RCP 1 (1969) – Revisão 4 (2003)         Fornecer aos interessados os conceitos sobre higiene; pessoal e do ambiente de trabalho, e a contaminação e os riscos no processamento de alimentos.

Desenvolver nos participantes habilidades para aplicação, manutenção e melhoria destes requisitos de forma sustentada no sistema de qualidade existente na empresa.

Destina-se :

Todos os profissionais da empresa que necessitem implementar ou aprimorar as metodologias do 5S, Boas Práticas de Fabricação, HACCP, atendendo a portarias 1428:1993, 326:1997 e 368:1997 do MS e Resolução 275:2002 ANVISA, tais como Gerentes, Chefes, Supervisores, Líderes de Projetos, Técnicos e Operadores ligados à Qualidade, Produção, Manutenção, Logística, Processo, Engenharia Industrial, Desenvolvimwnto, Compras – Suprimentos e Recursos Humanos

Metodologia :

O curso será apresentado com base em aula expositiva composta de teoria e desenvolvimento de exercícios e estudos de casos.

Programa :

Conceitos 5S: a Filosofia :

Como planejar a implementação;

Envolvimento dos setores;

O que se busca com a mudança;

Formação da equipe;

Envolvimento das pessoas de chão de fábrica;

Como 5S se relaciona com Boas Práticas de Fabricação (BPF);

Finalidade do estudo;

Histórico e conceito de BPF :

Como planejar a implementação na fábrica junto com 5S;

Lista de verificação (pontos a serem avaliados, obrigatoriedade e freqüência) tendo como base a legislação vigente (ANVISA);

Layout das instalações e local de trabalho;

Como trabalhar com as Utilidades;

Como trabalhar com Descarte de resíduos;

Adequação, limpeza e manutenção de equipamentos

Gestão de materiais;

Medidas de prevenção da contaminação cruzada;

Como trabalhar com a Limpeza e sanitização;

Como realizar o Controle de pragas;

Orientações para os Funcionários sobre a Higiene pessoal;

Operações de Produção;

Como realizar a Armazenagem e Estocagem;

Procedimentos de recolhimento e recall de produtos de campo

Informação sobre o produto e Técnicas de Qualidade e Conscientização

 Como conduzir a Gestão do Programa de Boas Práticas de Fabricação

Como realizar um Planejamento Eficaz de Verificação das BPF

Não Conformidades, Ações Corretivas e Planos de ação

Procedimentos Operacionais Padronizados;

Apresentador(es) :

SANDRA MUNTZ VAZ

Doutora em Química - USP /SP, Mestra em Química USP-SP, Pós-Graduada em Administração Industrial - Fundação Vanzolini -USP e Graduação em Química Industrial - USP /SP. Exp. profissional – 12 anos em Indústria Alimentícia de Grande Porte (Nestlé), nas áreas de Gerenciamento de Laboratório de Garantia da Qualidade, Processo de Fabricação (Manufatura), Desenvolvimento de Processos; Coordenação de Treinamento Operacional e Gestão. Coordenação de Projetos de implantação de Sistemas da Qualidade e Certificação de Fornecedores.

GLACIANE MENDES ROLAND

Mestrado em Nutrição - USP, Pós Administração - Marketing,

Fac. São Luiz, Especialização Microbiologia Agrícola e Meio Ambiente - UFRGS,

Graduação em Enga. de Alimentos - Unicamp.  

Experiência Profissional : 29 anos em empresas fabris e de consultoria nacionais e multinacionais de pequeno, médio e grande porte, ocupando posições de chefia e gerencia nas áreas de Controle de Qualidade, Processo, Desenvolvimento de Produto, Laboratório, Atendimento ao Cliente, Marketing e Vendas nos segmentos de Fragrâncias e Aromas,    Alimentício, Bebidas, Químico e Farmacêutico. Atuou em empresas como All Flavors, Dulcini, Takasago Fragrâncias e Aromas, Bush Boake Allen do Brasil,  Praxair White Martins Gases Industriais, Referencial Foods Engenharia de Alimentos Consultoria, Olvebra Industrial. 

Formação Acadêmica : Coordenadora do Curso Tecnológico de Alimentos na Oswaldo Cruz – FOC, Ministra as Disciplinas de Marketing, Higiene e Legislação, Operações Unitárias, Toxicologia e Refrigeração de Alimentos.  Organizadora da Semana Tecnológica de Integração do Mercado de Alimentos, entre indústrias fabris e Universidades e centros de educação e pesquisa). Coordenadora do Curso de Pós Graduação do Curso Marketing de Alimentos –Professora do Curso de Pós Graduação emBiotecnologia em Alimentos nas Disciplinas Processos Fermentativos de Alimentos e Bebidas. Professora do Curso de Engenharia de Produção Química na Disciplina: Marketing Aplicado. 

Na UFRGS : Ex. professora e no ICTA (Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos), Ex. Prof. e Coordenadora do Curso de Engª. de Alimentos, Pesquisadora e Orientadora de Projetos de Pesquisa. Na PUCRS : Ex. Professora e Orientadora da Faculdade de Engenharia Química.

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

 

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

Programação dos Próximos Cursos