CURSO DE CONTROLE, RECEBIMENTO E INSPEÇÃO DE MATERIAIS

SP / JUNDIAI - 18 Jul

DURAÇÃO: 8 Horas

Objetivo :

Propiciar conhecimento aos participantes para :

  • Recepção, Recebimento e Liberação de Materiais de forma rápida e segura;
  • Como assegurar um Recebimento de Materiais Qualitativo e Quantitativo;
  • Conhecer o Sistema de Qualidade da empresa, voltado ao Recebimento e Inspeção de Materiais;

Destina-se :

Encarregados, Supervisores, Chefes e Gestores Industriais da área de Recebimento, Almoxarifado e Gestão de Materiais e Logística responsáveis pelo Planejamento, Programação e Controle da Produção, Produção, Logística, Qualidade e a Engenharia industrial, inclusive Proprietários e Gerentes de pequenas empresas.

Metodologia :

O curso será apresentado com base em modelo atualizado de gestão, teoria, preleções, discussões de casos, e apresentação de exemplos baseados na experiência do palestrante, visando estimular a aplicação dos conceitos nos locais de trabalho.

Programa :

Recebimento de Materiais :

 

Tipos de Materiais : Produtivos, Não Produtivos, Manutenção e Indiretos;

O que Verificar : Check List das Atividades de Recebimento;

Atribuições Básicas do Recebimento de Materiais;

Vantagens do Sistema de Recebimento de Materiais na Gestão da empresa;

Sistema de Recebimento de Materiais e suas Interfaces;

Fluxo do Recebimento de Materiais;

 

Controle de Materiais :

 

Como Assegurar o Recebimento dos Materiais;

Condições de Recebimento : Avaliação Quantitativa e Embalagens;

Descarga do Material;

Recusa de Recebimento;

Identificação dos Materiais;

 

Inspeção de Recebimentos de Materiais :

 

Qualidade Assegurada e Certificado de Qualidade;

Controle Quantitativo : Características Dimensionais, Específicas, restrições de especificação e embalagem;

O que Controlar ?

Inspeção por Amostragem;

Retirada de Amostra;

Inspeção por Atributos ou Variáveis ?;

Utilização da Norma NBR 5426 – Inspeção por Atributos;

Utilização da Norma NBR 5429 – Inspeção por Variáveis;

Inspeção da Amostra : Análise Visual X Dimensional X Ensaios X Teste X Resultado Final;

Relatório Técnico de Inspeção;

Registro de Dados;

Aprovação ou Rejeição do Lote ?

Sistema de Identificação do Materiais Recebidos : Pendente X Aprovado X Rejeitado;

Sistema de Rastreabilidade;

 

Finalização do Recebimentos de Materiais – Regularização :

 

Abertura de Relatório de Recebimento – Distribuição aos Envolvidos;

Relatório de Devolução - Distribuição aos Envolvidos;;

Entrada do Material em Estoque;

Devolução do Material ao Fornecedor;

Fluxo de Devolução do Material ao Fornecedor;

Baixa do pedido de Compra;

Uso de Desvio de Engenharia;

 

Apresentador(es) :

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

 

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

VITO JOSÉ CARONE

Mestre em Engenharia de Produção com Especialização e Qualidade e Produtividade (UNIFEI),Especialista como Engenheiro de Segurança e Higiene do Trabalho e Graduação em Engenharia Industrial Mecânica (MACKENZIE).Experiência Profissional - 40 anos em Gestão Industrial a nível de Gerencial em Grandes, Médias e Pequenas empresas nas áreas de Engenharia de Projetos, Processos, Produto, Garantia da Qualidade, Ferramentaria, Produção e Logística de Materiais, assim como em Consultoria Industrial, nas áreas de Logística, Qualidade, Organização, Custos e Planejamento.  Especialista em Programas de Redução de Custos de Processos IndustriaisAtividade Acadêmica – Experiência de 28 anos lecionando em cursos superiores de Engenharia sendo 14 anos na escola de Engenharia Braz Cubas e igual período na Universidade Guarulhos, nas disciplinas de Layout Industrial, Tempos e Métodos, Gestão de Qualidade e Meio Ambiente, Projeto do Produto e Planejamento e Controle de Produção e Materiais.  Professor do Curso Superior de Graduação Tecnológica em Produção Industrial e da Qualidade, nas disciplinas de Técnicas Japonesas de Manufatura, Confiabilidade e-Controle Estatístico do Processo. Professor do Curso de Graduação de Administração de Empresas, nas disciplinas.de Administração de Produção, Organização, Sistemas e Métodos e Administração de Recursos Materi ais e Patrimoniais. Professor do Curso de Pós-Graduação em Sistemas de Gerenciamento da Manutenção. Professor do Curso de Graduação da Escola de Tecnologia em Logística, da UNG. Coordenador dos Cursos de Engenharia da Universidade Guarulhos.

Programação dos Próximos Cursos