CURSO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO

SP / JUNDIAI - 27/08/2019 e 28/08/2019

DURAÇÃO: 16 HORAS

Objetivo :

Apresentar os conceitos teóricos e práticos da Metodologia de Custeio pôr Absorção, proporcionando aos participantes uma oportunidade de aprender a aplicação deste método de apuração do Custo Industrial, com uso de exercícios práticos, visando consolidar os conhecimentos dos alunos. Mostrar as diferenças entre Custeio pôr Absorção e o Custeio pôr Variável. Análise dos Critérios de Rateios Simples dos Custos Indiretos pôr Departamento e pelo Custo ABC (Atividades). Análise e Gerenciamento de Custos - Antes, Durante e Após o Processo de Produção.

Desenvolver junto com os participantes, os conceitos das teorias de Preço, Cálculo da Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Cálculo da Formação de Preço (Markup), apresentando todas as variáveis possíveis que compõem o Preço do Produto, através de exercícios práticos, visando consolidar os conhecimentos dos alunos

 

Destina-se :

Diretores, Gerentes, Supervisores, Engenheiros, Profissionais Liberais, Contadores, Consultores, Engenharia de Processo, Engenharia de Produto, Encarregados de Produção e todos colaboradores do processo de produção.

Metodologia :

Apresentação de teoria e exercicios, estudo de casos e análise das alternativas no custeio.

Programa :

  - A importância dos Custos nas estratégias das empresas

  - Classificação e Nomenclatura de Custos (Terminologias Utilizadas em Custos)

  - A separação de Custos e Despesas

  - Elementos Básicos Custo Industrial : Mão de Obra, Materiais e Gastos Gerais Fabricação;

  - Sistemas de Custos Apreciações Gerais

  - A Terminologia que deve ser adotada

  - Depreciação : Conceitos e Fórmulas de cálculo de depreciação

  - Metodologia de Custeio por Absorção (Desenho do Método pôr Absorção)

  - Classificação dos Custos : Custos diretos e indiretos e Custos fixos e variáveis,

  - Critério de Rateio Simples, Método RKW, por Departamento e por Atividade (ABC)

  - Conceito e aplicação da Margem de Contribuição,

  - Conceito de Margem de Contribuição

  - Margem de Contribuição por Produto

  - Margem de Contribuição por Departamento Produtivo ou Divisão de Negócios

  - Ponto de Equilíbrio e Relação Volume de Produção X Lucro

  - Análise de Custos – Antes, Durante e  Após o Processo de Produção. 

  - Aspectos Gerenciais - Especial (Custo e Controle das Matérias Primas)

  - Contabilidade de Custos e Relatórios Gerenciais

  - Objetivos da Analise de Custos 

  - Ferramentas da Análise de Custos - Medida de Desempenho, Tipos de Gastos, Estrutura por Departamento e Tipos de Processos

  - Natureza e Teorias de Preço

  - Visão Econômica das Teorias de Preço

  - Teorias de Preços Baseadas no Custo

  - Preço Baseado no Custo Variável

  - Preço de Transferência e Preço de Mercado

  - Preço de Penetração e Skimming

  - Preços que seguem o líder e Preços Variáveis

  - Qual Modelo de Decisão de Preços?

  - Cadeia de Valor

  - Definições dos Preços e Lucratividade e Principais Influências sobre o Preço

  - Tipos de Custeios e suas Influências na Formação do Preço

Apresentador(es) :

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

 

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

JOSÉ CARLOS CAMPOS

MBA em Finanças e Controladoria UNIFIEO, experiência de dez anos em Consultoria e Assessoria de Implantação de Sistemas de Custos em empresas industriais dos segmentos Mecânico e Metalúrgico.

Consultor de Gestão com experiência em Análise de Melhoria de Processos e Viabilidade de Econômica de Produtos, modelagem e adequação dos Sistemas de Custeio às características da empresa.

Experiência em Análises da Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio, Análise dos tempos produtivos e Relatório de Tempos Improdutivos no Chão de Fábrica, Experiência em Planejamento Orçamentário, Budget, Forecast e outras Ferramentas Orçamentárias.

Programação dos Próximos Cursos