CURSO DE CONTROLE DE QUALIDADE – METROLOGIA E INSPEÇÃO

O curso ainda não possui uma próxima data para ser realizado.

DURAÇÃO: 16 Horas

Objetivo :

Capacitar os participantes para realizar a seleção correta dos instrumentos de medição, assim como efetuar o processo de medição com segurança e exatidão.

Fornecer conhecimentos sobre uso correto e cuidados requeridos pelos diversos tipos de instrumentos convencionais de medição por variável e atributos.

Fornecer uma visão geral sobre o Controle de Qualidade (Inspeção) aos Inspetores da Qualidade e Operadores de Produção na realização das Inspeções de Processo, Final e Recebimento de Materiais, visando melhorar o controle no processo, bem como reduzir os Custos da Qualidade do processo de fabricação, provocado pela paralização na produção, devido o uso materiais com defeitos na produção, bem como as paradas de máquinas e devoluções de materiais as fontes fornecedoras. 

Destina-se :

Inspetores, Operadores de Produção, Preparadores de Máquinas, Líderes, Encarregados, Supervisores, Chefes, Gerentes Industriais responsáveis pelo Planejamento, Inspeção no Processo, Final e Recebimento de Materiais na Produção da empresa, bem como e Controle Dimensional e Manutenção dos Meios de Medição (Instrumentos de Medição)

Metodologia :

Exposição de modelos teóricos atualizados de gestão, apoiando a apresentação de exemplos baseados na experiência do palestrante, e com efetiva atuação dos participantes em trabalhos práticos durante o curso, visando estimular a aplicação dos conceitos nos locais de trabalho.  

Programa :

A - PROGRAMA DO CURSO CONTROLE DE QUALIDADE – INSPEÇÃO

Histórico e Evolução da Qualidade;
Conceitos de Qualidade : Baseado Produto, Cliente, Produção e Valor;
Princípio Básico do Controle;
Noções de Controle da Qualidade na Produção; 
Leitura de Tolerâncias no Produto e no Processo;
Metrologia – Escolha de Meios de Controle no Processo por Atributos e Variáveis. Vantagens e Desvantagens
Tipos de Inspeções : Processo, Final, Amostragem e Recebimento de Materiais;

· Atividades de Planejamento da Qualidade voltado para o Controle da Qualidade :

    * O que devemos Controlar ou Não Controlar ?;

    * O que será Controlado (Produto ou Processo) ?;

    * O que Controlar (que Características do Produto ou Processo deverão ser Controladas ?);

    * Como devemos realizar Controle ?

    * Quem deve realizar o Controle ?

    * Quando Controlar ?

Quando usar Controle por Atributos e Variáveis;
Como definir os pontos de realização de Inspeção;
Como definir balanceamento das Inspeções : Número de Inspeção X Inspetores;
Uso do Plano de Controle (Inspeção) nas Inspeções de Processo, Final e Recebimento de Materiais;
Inspeção por Amostragem – Aplicação;
Tratamento de Materiais Não Conformes;
Como assegurar Rastreabilidade ao Processo ou Produto;
Relatórios de Controle Dimensional no Processo e na Inspeção Final;
Relatórios de Controle Dimensional de Produtos na Inspeção de Recebimento de Materiais;
Aplicação e uso do Certificado de Qualidade e Desvio de Engenharia;

 

B - PROGRAMA DO CURSO CONTROLE DE QUALIDADE – METROLOGIA

Histórico da qualidade;
Conceito - finalidade do controle - métodos de medição e laboratórios de metrologia;
Unidades dimensionais - sistema de medidas;
Básico de Leitura de desenho técnico (identificação de cotas)
Cotagem com indicação de tolerância
Conversão de medidas;
Tipos de Instrumentos de Medição (escala, paquímetro, micrômetro; relógio Comparador, Calibradores - tampão e anel, etc.).  
Leitura, Utilização e Cuidados com instrumentos de medição ;
Relação entre método, instrumento e operador
Erros de medição;
Resolução do equipamento
Desvio padrão,
Incerteza do equipamento
Noções básicas de tolerâncias e ajustes;
Aferição de instrumentos.

Apresentador(es) :

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

 

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

 

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

FÁBIO SCORTECCI MOREIRA MARTINS

MBA Gestão Empresarial pela FGV; Especializado em Metodologia para Melhoria de Processos com formação Black Belt pelo IMECC UNICAMP, Estudo do trabalho pelo REFA, Refrigeração e Ar condicionado pela FEI; Graduação em Engenharia Mecânica Plena pelo IEEP.

Mais de 30 anos de experiência em indústria de autopeças e usinagem, atuando em melhoria de sistemas de manufatura utilizando lean manufacturing, kaizen, MTM (estudos de micro movimentos), cronoanálise, métodos e processos, ergonomia, layout do posto de trabalho, layout da planta, VSM (mapeamento de fluxo de valor), SMED (sistema de troca Rápida de ferramenta), projetos seis sigma e WCM (fornecedor), em projetos elaborados, desenvolvidos e implementados nas diversas áreas de injeção de peças plásticas, pintura, acabamento e montagem, fundição sob pressão de alumínio e magnésio, injeção de poliuretano, revestimento de peças em couro e usinagem, das unidades fabris da Petri, Takata do Brasil unidade Jundiaí e unidade Mateus Leme, Takata México e Sidor Ind Com Ltda.

 

Exerci atividades em Instalações Industriais projetando, desenvolvendo e adquirindo, dispositivos, meios de produção, máquinas, equipamentos, instalações, layout de fábrica; Engenharia Industrial com projetos de cronometragem, cronoanálise, ergonomia, MTM, layout de posto de trabalho, simulações de processos, orçamentos; Engenharia de Desenvolvimento de produtos realizando cronogramas de projeto de novos produtos, reuniões de acompanhamento, meios de produção;

 

Melhoria Contínua coordenando em tempo integral projetos seis sigma para black e green belts, implantação de cultura de manufatura enxuta para redução de desperdícios, otimização de fluxo e prazo de produção de produtos, kaizem, kambam, associação de processos; Gestão Industrial responsável pela administração da produção, engenharia industrial, manutenção, qualidade e programação, planejando, organizando e controlando estes departamentos, gestão de custos industriais, utilização de mão de obra, consumo de materiais, controle e redução de refugos, qualidade de produtos, avaliação de capacidade x necessidade, organização e controle dos recursos humanos, máquinas, materiais e financeiros, acompanhamento da LO, AVCB, normas e legislação de segurança e meio ambiente, determinação de metas para o PPR.