CURSO DE COMO REDUZIR CUSTOS NA INDÚSTRIA

SP / JUNDIAI - 08 Nov

DURAÇÃO: 08 Horas

Objetivo :

Propiciar aos administradores industriais, condições para avaliação e redução dos custos nas suas operações industriais, de forma a melhorar a gestão sobre dos processos e aumentar as margens de lucratividade de seus produtos.

Destina-se :

Supervisores, Chefes, Gerentes, Diretores Industriais responsáveis pelo Planejamento e Controle da Produção e a Engenheira industrial. É recomendado também para Proprietários e Gerentes de pequenas empresas.

Metodologia :

Apresentação dos problemas e alternativas nas soluções, preleções, e discussões dos casos.

Programa :

·COMPETITIVIADE DO MERCADO : · Os fatores de mudança do Ambiente Competitivo; · As Influências das mudanças tecnológicas nos processos industriais; · Os requisitos da competitividade: Qualidade, Flexibilidade, Velocidade, Confiabilidade, Atendimento e Custos; · GESTÃO DE CUSTOS : · Custo dos Produtos, Formação de Preços e Mark-Up · Custos Industriais pôr Taxa, ABC e seus elementos ( Mão de Obra Direta e Indireta, Matéria Prima e Insumos). · Forma de Depreciação; · Forma de Alocação do Custeio Baseado no Volume - VBC e Alocação - Custeio Baseado em Atividade - ABC · Melhor forma de Aquisição : Menor Preço X Custo Total de Aquisição · Preço de Venda como vantagem Estratégica, a busca pelo Custo Alvo e o Lucro desejado. · GESTÃO DE MATERIAIS E SUPRIMENTOS : · Melhorando a Gestão de Materiais e evitando o Desperdício de Matéria Prima. · Gestão de Estoques : Custos de renovação de estoques: Custo de Aquisição; Custo de Armazenagem, Custos Total; Lote econômico de Compra e Produção; Níveis de estoque: Tempo de reposição; Estoque de segurança, Curva ABC · Otimizando a Gestão no Almoxarifado · Otimizando a Gestão da Expedição e Distribuição · Gestão da Demanda : Riscos de Previsão, Acurácia da Demanda, Técnicas de Previsão de Demanda, Requisito de uma boa previsão de vendas · GESTÃO DA GARANTIA E CONTROLE DA QUALIDADE : · Como gerenciar Custos da Qualidade (Custos de Prevenção, Avaliação e Falhas Internas e Externas). · Reduzindo os Custos com Fornecedores · Reduzindo Custo no Controle do Processo : Inspeção X CEP X Poka Yoke; · Melhorias Contínuas e Zero Defeitos · GESTÃO NA MANUFATURA : · O Sistema de Troca Rápida de Ferramentas (SMED), O SMED como Ferramenta para a Redução dos Custos; · O Lay Out Ideal e suas implicações no Custo do Processo e na Movimentação de Materiais · A Importância da Padronização dos Processos na Redução de Custos. · As operações que geram Custos e não agregam valor aos produtos e aos clientes · Pôr que gerenciar os Indicadores de Desempenho Industrial ? · Usando o Housekeeping - 5S para Reduzir Custos · GESTÃO DE MANUTENÇÃO : · MPT - Manutenção Produtiva Total; · Integração dos conceitos MPT / JIT / TQM : Efeitos Tangíveis e Intangíveis , Controle de Estoque da Manutenção, Melhorando a Eficiência e Eficácia da Manutenção, A Segurança da Manutenção, Acidentes e como evitá-los, Manutenção em Equipe ; Apresentação de Cases; · GESTÃO DA MANUFATURA COMPETITIVA : · Gerenciamento do Recursos Humanos para obter Redução de Custos dos Processos · Conhecendo os componentes do Custo Baseado em Atividades (ABC) e do Custo pôr Taxa. Onde devemos utilizar o Custo ABC ? · O Ambiente da Manufatura Competitiva - Fatores que aumentam os custos dos produtos. · Como gerenciar Custos na Indústria Moderna. · Terceirização (Comprar) X Fabricar - Decisões Táticas, Decisões Operacionais e Decisões Estratégicas · Análise de Valor do Produto - Custo X Função

Apresentador(es) :

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

 

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

Programação dos Próximos Cursos