CURSO DE FERRAMENTAS DE MELHORIA NA PRODUTIVIDADE NA MANUFATURA

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

O objetivo da disciplina é capacitar o participante e o estudioso da administração a “enxergar”, diagnosticar e solucionar as causas que ocasionam a perda de eficácia de operação. Aumentar a produtividade da empresa pequena, média ou grande sem prejudicar a qualidade dos produtos nem a sua pontualidade na entrega.

Destina-se :

Chefias, supervisores, líderes da área de produção, e pessoal das áreas suporte como garantia da qualidade, manutenção e técnicos especializados.

Metodologia :

O curso será desenvolvido com base em preleções, discussões de casos com projeções de filmes e de áudio visuais.

Programa :

1 - O PAPEL ESTRATÉGICO DOS SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - Questões Fundamentais em um planejamento estratégico; - Questões fundamentais da estratégia de negócios; - Vantagem competitiva na área produtiva. 2 - CONCEITOS BÁSICOS DE PRODUTIVIDADE - - Conceito sobre produção (de bens ou serviço) e produtividade; - - Indicadores de eficiência, eficácia e produtividade; - - Condicionamento de produtividade. Produtividade total e parcial. 3 - ELIMINANDO DESPERDÍCIOS PARA O INCREMENTO DA PRODUTIVIDADE - Nos equipamentos; - Recursos humanos; - Nos materiais e insumos; - Fluxo de produção. 4 - DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO MELHORADO - 5 S’s; - Analise do Processo Produtivo para obter eficácia dos recursos (os cinco porquês, 5W + 2H); - Desenvolvimento de um método melhorado (eliminar, combinar, simplificar); - Projeto do produto (conceito de analise do Valor); - Projeto de melhoria dos tempos (noções de determinação de tempos e balanceamento de linha); - Representação gráfica do trabalho - Observação instantânea - Princípio de economia de Movimentos relacionados com o uso do corpo humano (check list). - Princípio de economia de Movimentos relacionados com o local de trabalho (check list). - Princípio de economia de Movimentos relacionados com o projeto de ferramentas e equipamentos (check list). 5 - DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DA VIABILIDADE DE PROJETOS DE AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS NO PROCESSO PRODUTIVO - Análise da situação; - Análise das causas; - Estudo e implantação das soluções; - Análise dos resultados; - Ações para evitar reincidência

Apresentador(es) :

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

 

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

HAJIME FUJII

Mestrando em Engenharia de Produção (USP), Engº de Produção (USP), Pos-Graduado em Administração (FGV) e Engº de Segurança (Saúde Pública da USP). Exp. profissional - 34 anos em Gestão de Manufatura em indústrias, nas áreas de Produção, Engª Industrial, Logística, Suprimentos e Materiais, assim como nos Serviços de Consultoria de Gestão de Manufatura. Atividade Acadêmica - Professor da Escola de Engª de Produção – UNIP, Professor de Planej. Progr. e Controle de Produção de Pós-Graduação da Fundação Carlos A. Vanzolini – USP, Professor de Adm. Industrial de Pós Graduação da PUC –SP, Professor do Curso de Pós Graduação de Engª e Adm.da UNIP, Professor de Cursos de Especialização de PPCP da FIESP e Professor de Produtividade e PPCP da Fundação Instituto da Administração.