CURSO DE ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS

DURAÇÃO: 08 Horas

Objetivo :

Ensinar aos participantes a metodologia de Estudo de Tempos e Movimentos das Operações Industriais, com o objetivo de ter as medidas e controle dos tempos das operações industriais, visando obter a sua racionalização.

Destina-se :

Administradores e técnicos ligadas a áreas de métodos e processo, produção, PPCP e custos, bem como profissionais e analistas e técnicos especializados na área de desenvolvimento de produto e processo.

Metodologia :

O curso será apresentado com base em teoria e  discussões de casos do professor, , apresentando exercicios e a solução de problemas. Realizaremos exercícios de avaliação do ritmo e determinação de tempo padrão.

Programa :

1 - ESTUDO DE TEMPO SEGUNDO TAYLOR                                       

2 - ORIGEM DO ESTUDO DE TEMPO                                       

3 - FINALIDADES E APLICAÇÕES DO ESTUDO DE TEMPO                                     

 4 - UNIDADES DE TEMPO / TRANSFORMAÇÃO -segundos / hora / cent. min                                  

 5 - TIPOS DE CRONOMETROS                                      

 6 - TOMADA DOS TEMPOS                                            

 7 - POSTURA DO CRONOANALISTA PERANTE AO OPERADOR                                       

 8 - FOLHA DE CRONOMETRAGEM                                           

 9 - TÉCNICAS DE CRONOMETRAGENS ( TIPOS )                                         

 10 - CRONOMETRAGEM CONTÍNUA E INTERROMPIDA                                          

 11- ELEMENTOS IRREGULARES E FREQUENCIADOS                                             

 12 - NIVELAMENTO DOS TEMPOS OBSERVADOS                                        

 13 - AVALIAÇÃO DO RÍTMO DE TRABALHO                                         

 14 - APLICAÇÃO DAS TOLERÂNCIAS                                        

 15 - DETERMINAÇÃO DO TEMPO PADRÃO

Apresentador(es) :

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

 

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

JOSUÉ MIRON

Formação – Administração de empresas e Pós graduação em Administração da produção pela Universidade de São Caetano do Sul. Professor de Cronoanálise : Instituto Mauá de Tecnologia e Senai São Caetano.

Experiência profissional : +40 anos de atividade profissional em industrias de vários segmentos, principalmente automobilística : (Scania 27 anos) como :

Cronoanalista : Elaboração de estudos de tempos, melhoria de métodos, balanceamento de linhas, estudos econômicos, cálculo de mão de obra;
Supervisor de Tempos e métodos : Coordenação das atividades dos Cronoanalistas;

Consultoria : Implantação de Cronoanálise, apontamento de mão de obra, folha de sequencia das operações, instrução de trabalho padronizado, OEE – Eficiência global dos equipamentos, cálculo  de mão de obra e balanceamento de linhas de produção. Empresas que desenvolveu trabalhos : Mercedes – Benz, Magnetti Marelli, Thyssen Krupp, Dura Automotive Systems, Panex, Saint – Gobain, Transsen – Energia solar.