CURSO ANÁLISE DE RISCO - HAZOP

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

Capacitar os participantes para análise de riscos - HAZOP em diferentes etapas dos processos aplicando uma metodologia lógica para identificação, análise, priorização de atuação em relação a perigos em projetos e plantas industriais.

Destina-se :

Profissionais, gestores , supervisores e técnicos responsáveis pelas áreas de segurança, meio ambiente, engenharia de processos e projetos, manutenção, operação e profissionais que atuam na prevenção e investigação de acidentes.

Metodologia :

Apresentação dos principais conceitos relacionados a riscos e perigos, com exercícios práticos e troca de experiência entre as equipes. Aplicação de estudos de caso voltados à utilização das palavras guias que norteiam a ferramenta HAZOP com posterior discussão de resultados entre grupos.

Programa :

Objetivo do Curso – exercício e vídeo;

Conceitos de Perigo e Risco;

Conceito da Análise de Risco;

Grandes Acidentes na Indústria;

Metodologia e Objetivo do HAZOP;

Conceitos e Histórico da Metodologia;

Aplicação e Construção do Hazop;

Aplicação das Palavras Guias;

Conceitos da Matriz de Risco;

Conhecendo a Planilha de Análise;

Hazop – Vantagens, Dificuldades, Limitações.

Apresentador(es) :

LUCIANO GONÇALVES RIBEIRO

Consultor Industrial; possui Doutorado, Mestrado e Graduação em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP,  Especialização em Engenharia da Qualidade e Administração Industrial pela Fundação Vanzolini – USP, Certificação em Black Belt, MBA em Gestão Empresarial e Tecnológica para a Indústria – UFRJ / ABIQUIM, Cursos de Liderança de Equipes e Programa de Desenvolvimento Gerencial - Fundação Dom Cabral. 
Experiência : 22 anos em empresas Químicas de grande porte (Oxiteno e Dupont), com ampla experiência corporativa, tendo atuado como Engenheiro de Processos, Engenheiro de Qualidade, Black Belt, Gerente de Engenharia, Gerente de Produção e Manufatura , Gerente de Fábrica e Gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente. Atuou fortemente junto ao chão de fábrica, tendo conduzindo a Gestão Projetos Seis Sigma com alto grau de complexidade nas áreas de Produção, Meio Ambiente e Logística.
Desenvolveu trabalho na área de Qualidade e Avaliação e Desenvolvimento de Fornecedores, utilizando Ferramentas de 5S – Housekeeping, MASP, BPF (GMP) e HACCP
Possui experiência em Gerenciamento de Custos Industriais, Gestão de Indicadores e Balanced Score Card, mudança de cultura e desenvolvimento de equipes de alto desempenho, além de projetos de desenvolvimento de pessoas, incluindo habilidades de liderança e coaching;
Formação Acadêmica : Atua como professor universitário nos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Engenharia Química da Escola de Engenharia Mauá e Escola de Engenharia Industrial - Centro Universitário FEI.​

LAÉRCIO ANTONIO PIVA

Mestrando em Processos Industriais (IPT), Energia renováveis (USP), MBA (FEA/DOW), Eng. de Segurança (FEM-UNICAMP), Eng. Materiais (FEM-UNICAMP), Gestão Ambiental (UNICAMP), CSMP (safety professional) e PMP (project management professional).​

Com mais de 25 anos de experiência em corporações nacionais e multinacionais, desenvolvendo e implantando programas de integridade de ativos, manutenção industrial, segurança do trabalho, gestão ambiental, engenharia de fábrica e projetos e implantação de sistema de distribuição de gás natural. Nos últimos anos, atuando com foco em consultorias da engenharia da segurança do trabalho, projetos de energia e eficiência energética, para os segmentos: industrial, comercial, residencial e obras de construção.​

Atuou junto em atividades de Consultoria nas empresas : Villares, Mannesman, Dow, Cutrale, Allergan, EMS, Altana, Comgás, Klabin, Ashland, Kantar-IBOP, Azevedo Travassos e outras.

 

RODOLPHO R. BIASOTTO

Consultor Industrial; Graduado em Engenharia Química pela FACULDADE DE ENGENHARIA INDUSTRIAL – FEI.

Exp. profissional de 29 anos em Engenharia de Projetos nos segmentos alimentício, químico e agro-químico em empresas de porte como Syngenta Proteção de Cultivos Ltda, Éffem Produtos Alimentícios (Grupo Mars) e Corn Products Brasil (atual Ingredion Brasil).

- Responsável regional pela área de Segurança de Processos da Syngenta, atuando como especialista líder nos países da América Latina. Análise de riscos de projetos complexos desenvolvidas no Brasil e no exterior, incluindo PHA (Process Hazard Analysis) e PSM (Process Safety Management).

- Vivência e experiência na implantação de projetos Greenfield e Brownfield.

- Gerenciamento de equipes multidisciplinares na implantação de projetos industriais – projeto básico até o comissionamento e startup da planta - Metodologia PMI.

- Experiência internacional na matriz da Syngenta como expatriado na Suíça por 2 anos, coordenando projetos globais de formulação a serem implantados na Europa.

Engenharia de Projetos: Área de Processos Químicos e Industriais, Projetos de Engenharia Multidisciplinar,   Projeto Conceitual, Básico, Detalhamento, Elaboração do Budget do Empreendimento.

Gerenciamento de Projetos:   Elaboração do Plano de Gerenciamento, Planejamento das Etapas – compras, construção, montagem, comissionamento, startup e encerramento do projeto, Monitoramento e Controle, Estratégia de Comunicação, Fornecimento de mão de obra técnica para supervisão, planejamento e controle de obra;

Fornecimento de Projetos Especiais  :   EPC, EPCM, Turn Key, Identificação de Perigos & Riscos nos  processos industriais, NR10; NR12;