11 99936.200511 4522.7284
DURAÇÃO: 16 horas
Fornecer efetivo conhecimento das propriedades, aplicações, benefícios, versatilidade, confiabilidade, rastreabilidade e resultados, a todos os profissionais envolvidos da área de Gestão de pneus com a relação ao Controle de Pneus na Frota (Novos, Reformados, Consertos e Reparos) do 2º maior custo variável.
Diretores de Manutenção, Gerentes de Manutenção, Engenheiros de Manutenção, Técnicos de Manutenção, Supervisores, Vulcanizadores. Fornecer efetivo conhecimento das propriedades, aplicações, benefícios, proteção e resultados aos profissionais da área de gestão de pneus, objetivando a redução substancial de custos operacionais, aumento da vida útil dos pneus voltado ao segmento de GESTÃO DE PNEUS NA FROTA.
Treinamento completamente ilustrado mostrando as ocorrências que levam ao sucateamento prematuro dos pneus, onde na oportunidade discutiremos procedimentos, casos ocorridos em operação bem como soluções de problemas altamente técnicos.
1 - INTRODUÇÃO
2 - VARIÁVEIS IMPORTANTES NA FROTA - CARGA
3 - TIPOS DE PNEUS – FORMA CONSTRUTIVA
• PARTES PRINCIPAIS DO PNEU
• DIAGONAIS e RADIAIS
• FORMA DIMENSIONAL / TIPO DE INFLAÇÃO / TIPO DE ESCULTURA
4 - NOMENCLATURA DE PNEUS
• MARCAÇÕES EM RELEVO NO PNEU E SEUS SEGNIFICADOS
• ÍNDICE DE CARGA ou CAPACIDADE DE CARGA
• ÍNDICE DE VELOCIDADE
• CAPACIDADE DE CARGA x CAPACIDADE DE LONAS
• SIMBOLOGIA PADRÃO
• TABELAS DE DIMENSÕES – “ALAPA”
• DIMENSÕES NOMINAIS DE PNEUS E SUA CARACTERÍSTICA TÉCNICA
5 - PRESSÃO DO PNEU
• PRESSÃO DE INFLAÇÃO
• BAIXA PRESSÃO
• ALTA PRESSÃO
• CONTROLES EFETIVOS E PROCEDIMENTOS DE CALIBRAGEM DE INFLAÇÃO
• AR COMPRIMIDO x NITROGÊNIO
6 - CARGA NO PNEU
• INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DOS PNEUS (DESENHOS)
• SOBRECARGA
• DISTRIBUIÇÃO DE CARGA
7 - VELOCIDADE DO PNEU
• VIDA ÚTIL EM FUNÇÃO DA VELOCIDADE
• GERAÇÃO DE CALOR
• GRÁFICO DE DESEMPENHO
8 - MONTAGEM - DESMONTAGEM
• LIMPEZA
• LUBRIFICAÇÃO
• CENTRALIZAÇÃO
• EQUIPAMENTOS
• PROCEDIMENTOS DE INFLAÇÃO
• SEGURANÇA
• CÂMARAS e PROTETORES
• VÁLVULAS
• EMPARELHAMENTO DE DUPLOS
9 - RODÍZIO DE PNEUS
10 - IDENTIFICAÇÃO DO PNEU NA FROTA
• GRAVAÇÃO A TÉRMICA (NÚMERO DE FOGO)
• GRAVAÇÃO DO LOGOTIPO DA EMPRESA – GRAVAÇÃO TÉRMICA
• ETIQUETAS VULCANIZADAS
• ETIQUETAS VULCANIZADAS COM CÓDIGO DE BARRAS
• SENSORES DE MONITORAMENTO TIPO CHIP
11 - ARMAZENAGEM DO PNEU
• MÉTODO DE POSICIONAMENTO DO PNEU
• CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE ARMAZENAGEM
12 - CONTROLE DE PNEU NA FROTA – SISTEMA DE CONTROLE A DISTÂNCIA
• ESTOQUE
• PNEU NOVO
• PNEU RECONSTRUÍDO ou REFORMADO
• PNEU REPARADO
• PNEU VENDIDO
• PNEU SUCATEADO
• PRESSÃO
• SULCO
• SERVIÇO INTERNO / SERVIÇO EXTERNO
• SISTEMA DE CONTROLE A DISTÂNCIA
13 - LEGISLAÇÃO E NORMAS
• SUBSTITUIÇÃO
• PROFUNDIDADE MÍNIMA DE SEGURANÇA NOS SULCOS
14 - RECONSTRUÇÃO / REFORMA / RECAUCHUTAGEM / RECAPAGEM DE PNEU
• PORQUE RECONSTRUIR
• ESCOLHA DE REFORMADOR
• SISTEMA DE RECONSTRUÇÃO
• CONTROLE DE DESEMPENHO – RELAÇÃO CUSTO / BENEFÍCIO
• REPAROS e CONSERTOS
15 - ANÁLISE DA FROTA
• ANÁLISE DO PERFIL DA FROTA
• ANÁLISE DO PNEU NA FROTA ATRAVÉS DA SUCATA
• ALINHAMENTO DO CAVALO ou CONJUNTO
• BALANCEAMENTO
• MANUTENÇÃO MECÂNICA
16 - ALINHAMENTO
17 - BALANCEAMENTO
18 - MEIO AMBIENTE
• MEIO AMBIENTE
• SOLUÇÕES ADEQUADAS
Técnico Industrial (ESFB – FEI), Engº Mecânico Pleno(UMC), Pós-Graduado em Projetos de Motores Aeronáutico (CTA - ITA), Pós Graduado em Engª Econômica (FGV), Graduado em Elastômeros Especiais (Instituto Sthalgruber – Alemanha), Graduado em Cerâmica Especiais (Fundação ETEC – ALEMANHA).
Experiência Profissional – Mais de 33 anos atuando nas áreas de Engenharia de produtos, processos, engenharia de campo e treinamentos técnicos. Implantação de Empresas Internacionais no mercado Latino Americano com desenvolvimento estratégico de viabilização de negócios e produtos.
Especialista em revestimentos especiais com elastômeros, coatings e cerâmica. Especialista em Gestão de pneus em Frotas. Estas especialidades com formação na Alemanha por 5 anos.