CURSO DE SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

Proporcionar aos participantes conceitos e técnicas que os habilitem a implantar programas da produção voltados à racionalização dos estoques, controle dos processos produtivos, redução de custos e melhoria nos níveis de atendimento à s necessidades dos clientes.

Destina-se :

Profissionais atuantes na indústria, ligados à produção, manufatura, materiais, planejamento e logística/suprimentos.

Metodologia :

Exposição de modelos teóricos de gestão, apoiado na apresentação de exemplos vivenciados através da experiência do palestrante, e com efetiva atuação dos participantes em trabalhos práticos e estudos de casos durante o curso visando estimular a aplicação dos conceitos transmitidos em seus locais de trabalho.

Programa :

Os fatores de mudança do Ambiente Competitivo; As Influências das mudanças tecnológicas nos processos industriais; Os requisitos da competitividade: Qualidade, Flexibilidade, Velocidade, Confiabilidade, Atendimento e Custos; O Just-in-time (JIT), Filosofia ou Técnica, Práticas da Administração Japonesa, Objetivos e Elementos do JIT, Atitudes esperadas com a Implantação do JIT; O Sistema kanban (administração da produção por cartão), Filosofia ou Técnica, Características do Sistema Kanban, Passos para a Implantação do Sistema Kanban, A importância do 5S na Implantação do Sistema Kanban, Tipos de Cartões Kanban e seus Fluxogramas, Regras para o funcionamento do Sistema Kanban, O Painel Kanban objetivos e construção, Pré Requisitos para a Implantação do sistema Kanban, Metodologia de Cálculo para a Determinação da Quantidade de Cartões, O Sistema Puxar versus Empurrar; O Programa de Melhoramento Contínuo (Kaizen), Filosofia ou Técnica, O Kaizen e o Controle da Qualidade Total (TQC), As Fases para a Implantação do Programa Kaizen; O Sistema de Troca Rápida de Ferramentas (SMED), Filosofia ou Técnica, O SMED como Ferramenta para a Redução dos Custos; A Aplicação Sistêmica do JIT,kanban, kaizen e SMED como ferramentas para a Implantação de Sistemas de Lean Thinking, 6 Sigma e TPM (Total Productivity Maintenance)

Apresentador(es) :

HAJIME FUJII

Mestrando em Engenharia de Produção (USP), Engº de Produção (USP), Pos-Graduado em Administração (FGV) e Engº de Segurança (Saúde Pública da USP). Exp. profissional - 34 anos em Gestão de Manufatura em indústrias, nas áreas de Produção, Engª Industrial, Logística, Suprimentos e Materiais, assim como nos Serviços de Consultoria de Gestão de Manufatura. Atividade Acadêmica - Professor da Escola de Engª de Produção – UNIP, Professor de Planej. Progr. e Controle de Produção de Pós-Graduação da Fundação Carlos A. Vanzolini – USP, Professor de Adm. Industrial de Pós Graduação da PUC –SP, Professor do Curso de Pós Graduação de Engª e Adm.da UNIP, Professor de Cursos de Especialização de PPCP da FIESP e Professor de Produtividade e PPCP da Fundação Instituto da Administração.

EDUARDO AUGUSTO

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie, +12 anos de experiência em atividade de Consultoria pelas empresas Kaizen Institute / CGE Consulting em Projetos com Sistema Toyota de Produção, Lean Manufacturing, Kaizen – Melhoria Contínua, Layout Celular, TWI, Sistema de Troca Rápida de Ferramenta (SMED), e Mapeamento de Fluxo de Valor (Value Stream Mapping – VSM), contemplando experiência de mais de 170 projetos nacionais e internacionais com atividade de Consultoria e Treinamento em empresas como : Alcoa, CNH, Chocolates Munik, Copebrás, Cummins, Delphi , Embraco, Embraco North America, Harald, Iperfor, Jhonson Controls Magal , Metal 2 , Metso Fundição , Novartis , Pirelli, PLP, Senai Gráfica, Sindipeças, SKF, Manipulação Stevia, Vale , Votorantim , WEG, Whirlpool  .

Mais de 25 anos de experiência em indústrias com Gerencia Industrial responsável pelo  Gerenciamento da Produção, Engenharia Industrial, Ferramentaria, Manutenção e Afiação; Administração dos programas de treinamento da mão de obra direta; Negociação do Plano de Participação de Lucros ou Resultados, Implementação de sistema interno de Lean Manufacturing; Coordenação de Workshops Kaizen; Gerencia de Desenvolvimento e Mudanças, Avaliação dos sistemas operacionais e a organização da companhia recomendando mudanças e apontando novos sistemas reduzindo custos e criando oportunidades de novos negócios; Gerencia de Engenharia Industrial, desenvolvimento e implementação de métodos e processos de manufatura, aquisição recursos de manufatura.