CURSO DE PLANO DE AMOSTRAGEM E INSPEÇÃO

DURAÇÃO: 8 Horas

Objetivo :

Fornecer uma visão geral a área da Inspeção de Recebimento e Engenharia da Qualidade ligado ao recebimento de materiais de terceiros, sobre o USO de PLANO DE AMOSTRAGEM E INSPEÇÃO;

Destina-se :

Encarregados, Supervisores, Chefes, Gerentes, Diretores Industriais responsáveis pelo Planejamento, Programação e Controle da Produção, Produção, Logística, Qualidade e a Engenharia industrial, inclusive Proprietários e Gerentes de pequenas empresas.

Metodologia :

Exposição de modelos teóricos atualizados de gestão, apoiando a apresentação de exemplos baseados na experiência do palestrante, e com efetiva atuação dos participantes em trabalhos práticos durante o curso, visando estimular a aplicação dos conceitos nos locais de trabalho.

Programa :

Conceitos de variação; Noções de controle da qualidade na produção; Papel da abordagem estatística; Conceitos estatísticos básicos; Distribuição de probabilidades; Variáveis discretas e contínuas; Inspeção por atributos e por variáveis; Análise de dispersão e tendência central; Distribuição de freqüências; Inspeção por amostragem; Planos de amostragem; Curva característica de operação; Amostragem por atributos e por variáveis; Utilização da norma ABNT NBR 5426 (inspeção por atributos) Utilização da norma ABNT NBR 5429 (inspeção através de variáveis).

Apresentador(es) :

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

 

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

JOSÉ MÁRIO GONÇALVES MARTINS

Consultor Sênior em Sistema de Gestão da Qualidade,  Curso de Especialização em Qualidade, Produtividade e Confiabilidade de Sistemas Eletrônicos – POLI - USP / IPT, e Curso de Especialização em Bioengenharia Cardiovascular no INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HOSP. DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP, Curso de Especialização de “ISO 9000 Auditor / Lead Auditor” em 1998, pela entidade MCG QUALIDADE, associada à LORIEN/P-E BATALAS (Reino Unido e Engenheiro Eletrônico pela Universidade Mackenzie.   Atividade Acadêmica : Professor de Cursos de Pós-Graduação em Qualidade, Produtividade na UNIP e Administração da Qualidade e Industrial na FAAP -CENAP.

Experiência : 25 anos na área da Qualidade, tendo desenvolvido projetos em várias empresas nacionais de pequeno, médio e grande porte, tais como. EMBRATEL, FERRERO, HOSP. DAS CLÍNICAS, PHILIPS, PROLÓGICA, ENGESA, LABO, AUTOLAN.  Ex. Auditor e instrutor subcontratado pela DETNORSKE VERITAS-DNV, de 1998- 2001; Consultor e instrutor de sistemas de Gestão, implementado Técnicas de Controle de Processo (CEP / FMEA, e outras), e Sistemas de Gestão) ISO 9001, QS 9000 / TS 16949, ISO 14001, ISSO 22000 e GMP / HACCP;

Consultor de Certificação de produtos (eletro-eletrônico) no INMETRO e Qualidade Industrial / Metrologia Legal) na FCC (Federal Communications Commission / USA), FDA (Food and Drug Administration / USA), e UL (Underwriters Laboratories / USA);