CURSO DE GESTÃO OPERACIONAL DE MANUTENÇÃO

DURAÇÃO: 8 Horas

Objetivo :

Desenvolver habilidades nas técnicas de Especificação, Implantação e Controle de atividades de Manutenção de modo a produzir resultados direcionados aos objetivos de competitividade e de produtividade da Empresa, adotando práticas modernas de gestão dos recursos envolvidos.

Destina-se :

Encarregados, Supervisores, Chefes, Gerentes, Diretores Industriais responsáveis pelo Planejamento, Programação e Controle da Produção e a Engenheira industrial, inclusive Proprietários e Gerentes de pequenas empresas.

Metodologia :

Exposição de modelos teóricos atualizados de gestão, apoiando a apresentação de exemplos baseados na experiência do palestrante, e com efetiva atuação dos participantes em trabalhos práticos durante o curso, visando estimular a aplicação dos conceitos nos locais de trabalho.

Programa :

Essência Design

1 - A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL

2 - CUSTO DA MANUTENÇÃO : q Mão de Obra ( Apoio Direto / Indireto ) q Hora Extra ( Implicações Legais / Alternativas para minimização ) q Insumos Energéticos ( Energia Elétrica, Gás, Óleo Diesel, Água ) q Serviços Terceirizados ( Fabricantes / Representantes dos Equipamentos ) q Logística ( Telefone, Rádio, Estada, Veículo) q Reembolso ( Estacionamento, Pedágio, Km, Refeição ) q Material de Consumo (Cartucho Impressora, Sulfite, Estopa, Pasta de Limpeza)

3 - GRAU DE ENVOLVIMENTO DA MANUTENÇÃO COM OUTROS SETORES

4 - AÇÕES DE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO

5 - PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO DA GESTÃO DE MANUTENÇÃO

 6 - PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA CUMPRIR AS ROTINAS DIÁRIAS

7 - CICLO DE GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO

8 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO

9 - CONCEITOS DOS PLANOS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA, PREVENTIVA E CORRETIVA.

10 - COMO ASSEGURAR A DISPONIBILIDADE OPERACIONAL DOS EQUIPAMENTOS

11 - CUIDADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES

12 - RESULTADOS ESPERADOS

13 - Manutenção Produtiva Total (TPM ) - Planejamento e Implementação

14 - ETAPAS DA IMPLANTAÇÃO EFICAZ DE UM SISTEMA INTEGRADO DE MANUTENÇÃO.

Apresentador(es) :

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

 

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

KAZUNOBU KAWAGOE

GRADUADO EM ENGENHARIA MECÂNICA, CONSULTOR DE GESTÃO INDUSTRIAL E EXPERIENCIA DE 17 ANOS EM CARGO GERENCIAL INDUSTRIAL NO SEGMENTOS DE RAÇÕES, FERTILIZANTES E ALIMENTÍCIO DE MULTINACIONAIS DE GRANDE PORTE.
Profissional - 28 anos de vivência profissional em Manutenção nas áreas industriais, com amplos conhecimentos nas avaliações técnicas de novos negócios além de implantação de novas plantas desde projeto básico até o Start - Up de linhas de manufatura. Experiência em Gerenciamento de facilitie e áreas técnicas (mecânica, eletro-eletrônica, instrumentação, refrigeração assim como manutenção predial). Larga experiência em desenvolvimento de Projetos, Instalações Industriais, Elaboração de Layouts e Projetos Automação para Otimização, assim como na Terceirização de Serviços. Conhecimento pleno como gestor de Boas Práticas de Fabricação (GMP).