CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

DURAÇÃO: 32 horas

Objetivo :

Formar educadores dentro de uma visão pró-ativa, para que atuem como facilitadores do desenvolvimento humano, seguindo uma perspectiva de reflexão, produção e inovação. Þ Capacitar profissionais de T&D no exercício de técnicas e vivências voltadas para a potencialização de possibilidades/ talentos/ recursos/ papéis inovadores. Þ Propiciar o senso crítico na avaliação de instrumental de atuação, e no que se refere a postura profissional, o fortalecimento de ações responsáveis/ comprometidas com as novas demandas organizacionais. Þ Desenvolver as habilidades humanas/ técnicas e estratégicas, otimizando as instâncias posturais, físicas, vocais, atitudinais e vocacionais, a fim de garantir uma evolução integrada ao profissional-educador legitimando seu discurso a uma prática efetiva. Þ Este curso tem ajudado muitos treinadores a ativar ótimos resultados. Você irá praticar técnicas de treino, comparar notas e aprendizado com tarefas que lhe serão designadas. Descubra como: Analisar detalhadamente as necessidades de treino de sua organização. Escolher os melhores métodos para cobrir estas necessidades. Estabelecer objetivos realistas de treinamento. Conduzir e manejar programas de ação. Medir resultados.

Destina-se :

Profissionais atuantes em treinamento e desenvolvimento de pessoal, Analistas de RH, Instrutores, Psicólogos, Pedagogos, Consultores, Administradores, Professores e demais especialistas que buscam formar e potencializar pessoas no exercício de suas habilidades pessoais e profissionais.

Metodologia :

O curso tem como linha central a perspectiva comportamental associada aos novos parâmetros da Educação Transformadora e conjugada à musicalização. Isso propiciará um universo de idéias, práticas e debates complementares e multifuncionais para treinandos, gerando ações interdependentes entre teoria e prática vivenciadas.

Programa :

I- A importância do treinamento · Visão geral de treinamento e desenvolvimento desta área; · O papel do treinamento na organização; · Gerenciando a função do treinamento; · Apresentação eficaz que seu programa de treinamento traz; · Estabelecendo níveis realistas para um plano diretor de treinamento; · Aumento da credibilidade na organização. II- Analisando suas necessidades e estabelecendo objetivos · Como determinar as necessidades de treinamento; · Instrumentos de pesquisa para identificar necessidades de treinamento; · Coletando e analisando dados de trabalho; · Análise de tarefas para desenvolvimento de programas de treinamento; · Identificação de objetivos para um programa de treinamento; · Como estabelecer níveis de “performance” presentes ou que são esperados/ previstos; · Definição de níveis de desempenho são necessários para o indivíduo e para organização. III- Estudos de casos · Revisão da situação como uma organização modelo; · Desenvolvimento de necessidades efetiva e propostas de análises. IV- Módulos de capacitação · Revisão conceitual metodológica: as modalidades de vivências grupais e as variáveis de comportamento; · Processo de condução de grupos: gênese/ desenvolvimento/ retroalimentação; · Reexame de métodos e técnicas em T&D: do diagnóstico à avaliação; · Potencialização de recursos técnicos/didáticos e as modalidades de eventos: do planejamento do follow-up; · Construção de novos parâmetros de atuação em T&D e as novas perspectivas em educação. V- Laboratório de Criação · Técnicas grupais; · Dinâmicas grupais; · Jogos situacionais; · Combinação de vivências (I); · Combinação de vivência (II); VI- Como desenvolver o conteúdo do curso e Métodos de Treinamento · Projete um esquema; · Desenvolva planos de lições; · Selecione métodos de treinamento- 3 questões básicas: As técnicas cobre as necessidades? Como ela pode ser aplicada? Quão eficaz será ela ao ser aplicada? VII- Exame e críticas das técnicas de treinamento · Ensaios; · Instrução programada; · Filmes; · Exercícios internos; · Desenvolvimento de técnicas em grupo; · Vídeo-tape; VIII- Seminários de potencialização · Como desenvolver suas habilidades de apresentação e instrução; · Fundamentos de uma apresentação eficaz; · Uso de visuais auto-projetados; · Comunicação não-verbal; · Liderança da conferência; · Como as pessoas aprendem; · O ambiente de aprendizado; · Técnicas de questionamento; · Técnicas de controle; · Ensaios práticos e tarefas em grupo. IX- Tipos de instrutores - Como ensinar · Falando; · Mostrando; · Fazendo; · Verificando; · Instrução em grupo; · Instrução individual; · Atividade individual e em grupo; · Dicção e impostação de voz: estética e prevenção; · Marketing pessoal e perspectiva ecológica; · Consciência corporal e saúde integral: exercícios e técnicas vivenciais; · A postura profissional dos facilitadores e a organização de eventos: regras, condutas e manejo nas Relações Interpessoais. X- Workshops Vivênciais · Habilidade Humana e Psicomusicalidade I; · Habilidade Humana e Psicomusicalidade II; · Habilidade Humana e Psicomusicalidade III; · Habilidade Humana e Psicomusicalidade IV; · Habilidade Humana e Psicomusicalidade V. I- O treinamento na empresa - Treinamento por objetivo - Tipos de treinamento - O papel do Instrutor · Na sala de reuniões; · No escritório; · Na produção e administração.

Apresentador(es) :

HELCIO JOSÉ CELI

Graduação em Psicologia e com especialização em Psicologia Organizacional - UNIP, MBA em GESTÃO EMPRESARIAL - FGV. Atividade Acadêmica - Coordenador e Prof. dos Cursos de Extensão Universitária da FMU – CDP, Prof. Curso de Pós Graduação em Administração Empresarial – Módulo R.H. - FAAP, Prof. Curso de Pós Graduação em Psicologia Organizacional – UNISA - SP
Experiência - Profissional com 23 anos de experiência na área de Recursos Humanos / Consultoria Organizacional, com ênfase em Treinamento & Desenvolvimento, Qualidade e Produtividade.