11 99936.200511 4522.7284
NÃO CONFORMIDADE (NON CONFORMITY)
1. Estado ou condição de um sistema, processo, produto ou serviço em que há uma ou mais características não-conformes com a especificação ou outro padrão de desempenho ou inspeção.
2. Qualquer falha em atender às necessidades e/ou expectativas do cliente.
3. Qualquer desvio de especificação, documentação, método ou procedimento.
4. Não-Conformidade é um processo que não está conforme aos requisitos do sistema da qualidade.
5. Uma ocorrência específica de uma condição que não está conforme a uma especificação ou outra norma de inspeção. Um item não-conforme individualmente pode ter mais que uma não- conformidade. Por exemplo, uma porta pode ter diversos amassados, além de uma maçaneta que não funciona direito; uma verificação funcional de um HV AC pode revelar qualquer número de discrepâncias potenciais. Cartas de controle c e u são utilizadas para analisar os sistemas produzindo não- conformidades.
NECESSIDADE
Conjunto de requisitos, expectativas e preferências dos clientes ou das demais partes interessadas.
NECESSIDADE DOS CLIENTES
Definem as necessidades e expectativas do cliente; traduzidas para termos mensuráveis e utilizadas no processo para assegurar o atendimento das necessidades dos clientes.