11 99936.200511 4522.7284
PLANEJAMENTO DA QUALIDADE
Planejamento da Qualidade é um processo estruturado para definição de métodos (Ex: medições, ensaios) que serão usados na produção do produto específico ou família de produtos (Ex: peças, materiais).
Planejamento da Qualidade engloba conceitos de prevenção de defeito e melhoria contínua contrastando com a detecção de defeitos. (Ver Manual de referência do Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle).
PLANEJAMENTO DA QUALIDADE
É um processo estruturado para definição de métodos (por exemplo: medições, ensaios) que serão usados na produção de um produto específico ou família de produtos (por exemplo: peças, materiais). Planejamento da qualidade engloba os conceitos de prevenção de defeitos e melhoria contínua contrastando com a detecção de defeito (ver o manual de referência do Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle).
PLANO DA QUALIDADE (QUALITY PLAN)
1. Documento que relaciona e descreve as metodologias da qualidade, os recursos necessários e a sequência de atividades relevantes para um determinado projeto, contrato, processo, material, item, produto ou serviço.
2. É um documento expondo as práticas específicas da qualidade, os recursos e a sequência de atividades relevantes a um produto ou contrato em particular. Da mesma forma em que os planos de controle são Planos da Qualidade, o Plano da Qualidade tem um conceito mais amplo. Ver ISO 9004-1, 5.3.3 para maiores informações.