Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

C

CUSTO ALVO (TARGET COST)

1. Custo obtido pela subtração da margem de lucratividade desejada de um preço estimado (ou base de mercado), visando atingir uma produção, a um custo de engenharia ou de marketing igualmente desejados.

2. Um custo baseado no mercado que é calculado usando o preço de venda necessário para capturar uma parcela do mercado predeterminada. Custo-alvo = Preço de venda (para a parcela de mercado alvo) -Lucro desejado.

CUSTO (COSTS)

Conjunto de valores (materiais, energia, informação, economia de tempo) destinados ao cliente ou à sociedade.

CUSTO DA BAIXA QUALIDADE, CUSTO DA QUALIDADE OU COPQ

Medições em dólares retratando o impacto de problemas (falhas internas e externas) no processo da forma em que está; inclui custos de mão-de-obra e de material para transferências, retrabalho, inspeção e outras atividades não agregadoras de valor.