Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

V

VARIAÇÃO (VARIATION)

1. Diferenças entre resultados individuais de dados, características, funções ou processos.

2. As diferenças inevitáveis entre os resultados individuais de um processo; as fontes de variação podem ser agrupados em duas classes principais : Causas Comuns e Causas Especiais.

3. Mudança ou flutuação de uma característica específica que determina o quão estável ou previsível o processo pode ser; afetada pelo ambiente, por pessoas, maquinaria/ equipamento, métodos / procedimentos, medições e materiais; qualquer Melhoria de Processo deveria reduzir ou eliminar a variação. Ver, também, Causa Comum; Causa Especial.

VENDAS NIVELADAS

Sistema de relacionamentos com o cliente que tenta eliminar os surtos de demanda causados pelo próprio sistema de vendas (por exemplo, devido aos alvos de vendas trimestrais ou mensais) e criar relacionamentos de longo prazo com o cliente, permitindo que as compras futuras sejam antecipadas pelo sistema de produção.

VERIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO PARA PRODUÇÃO (SET UP)

Um método recomendado é produzir uma quantidade de peças para constituir um subgrupo do tamanho usado para CEP. As peças são medidas e os resultados são plotados numa carta de controle. Se estes resultados caírem dentro do terço médio central da faixa dos limites de controle, a preparação pode ser aprovada para a produção.

Se os resultados cairem nos dois terços externos, um segundo subgrupo deveria ser fabricado, medido e plotado. Se este ponto cair nos mesmos dois terços externos, a preparação para produção deveria ser ajustada e esta sequência repetida. Se o ponto cair no terço central, a preparação pode ser aprovada para a produção.