Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

T

TENDÊNCIA

1. Diferença entre a média de medições observadas (medições executadas sob condições de repetitividade) e um valor de referência; historicamente conhecida como exatidão (accuracy). A Tendência é avaliada e expressa para um determinado ponto pertencente ao campo de operação do sistema de medição.

2. Comportamento do conjunto de resultados ao longo do tempo. Não se especifica nenhum prazo mínimo para se estabelecer tendência, entretanto para os Critérios de Excelência será considerada a variação consecutiva (melhoria dos resultados) de forma sustentada de no mínimo três períodos de tempo. A frequência de medição deve ser coerente com o ciclo da prática de gestão medida, adequada para apoiar as análises críticas e a tomada de ações corretivas e de melhoria.

TEORIA DAS RESTRIÇÕES

Uma filosofia de manufatura que tem o objetivo de ajudar as organizações em aumentar o impacto positivo dos "esforços de mudança" focada na melhoria contínua através da identificação e tratativa de qualquer coisa (geralmente "maneiras antigas", políticas inibidoras; não relacionado a máquinas ou barreiras físicas) que limitam o desempenho (ex.: restrições) relacionado a um alvo ou objetivo estabelecido.

TERMINAR PARA COMEÇAR - FS (FINISH-TO-START - FS)

Veja relação lógica.