CURSO DE LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

Apresentar aos participantes os sistemas instrumentos e métodos utilizados para execução do levantamento de necessidades de T&D. O curso terá ainda seu desdobramento apoiado em situações práticas, de modo a que seus participantes possam AVALIAR a adequabilidade de cada técnica vivenciada às exigências da realidade de suas empresas, momento e estratégia de execução de programa de treinamento. Instrumentalizar os participantes com “ferramentas” para realizar o L.A.N.T. e avaliar efetivamente os resultados do Programa de Treinamento.

Destina-se :

Aos profissionais da área de treinamento, incluindo Analistas, Coordenadores, Instrutores e Multiplicadores, além de Consultores Internos em RH e aqueles que desejam evoluir altura técnica relevante em Gestão de RH.

Metodologia :

O curso será apresentado com base em preleções, discussões de casos, apresentação e solução de problemas.

Programa :

Como realizar levantamento de necessidades de treinamento: • Identificação dos fatores que afetam a área de eficácia gerencial na Empresa; • A utilidade do treinamento e desenvolvimento de RH, para as Empresas; • Como vem sendo executada as atividades de DRH nas Empresas; • Objetivos genéricos e específicos do Treinamento e Desenvolvimento Gerencial; • Princípios fundamentais e Desenvolvimento de Recursos Humanos; • Conceito e definição de Treinamento; • Etapas de processo de Treinamento; • Sistemas utilizados para levantamento de necessidades; • Instrumentos utilizados no levantamento de necessidades; • Método de levantamento de necessidades: suas vantagens e desvantagens; • Divisão de determinação das necessidades; • Levantamento da necessidade de treinamento para executivos: - Participação do executivo; - Técnica de L.N.T. para executivos. • Auto-avaliação analítica: - Matriz da escolha das soluções; - Exercícios práticos. • Levantamento de necessidades de treinamento para supervisores de 1º linha: - Identificação de comportamentos objetivos; - Técnicas de L.N.T. para supervisores. • Levantamento das necessidades individuais de treinamento para pessoal técnico e operacional; - Técnica de L.N.T. aplicada a este nível. • Avaliação global. Medida analítica do “desempenho” x medida analítica do “desempenho real”. Avaliação analítica; • Da avaliação de Gerência à avaliação da necessidade de formação; - Análise do L.N.T.; - Ciladas comuns no levantamento de necessidades ; - Reservas de responsabilidade de treinamento; - Planejamento do Treinamento. Estudo do caso; - Conceito de Tecnologia Educacional e variáveis intervenientes no processo. II- Técnicas de avaliação de resultados de T&D: • Painel interativo de abertura dos trabalhos: a experiência, as dificuldades e os questionamentos de cada participantes na dimensão de avaliação de resultados de T&D; • Reforço da base cognativa: consolidação dos resultados do painel interativo o seu embasamento à luz do conceito de administração integrada do sistema T&D; • O que podemos extrair da série de normas ISO 9000 para ajustar a gestão das ações em T&D; • Discussão sobre mensurabilidade e tangilização de resultados em T&D: como ambas se complementam; • Critérios para medida numérica das situações que serão objeto de intervenção via treinamento; • Como descrever objetivos reais, mensuráveis e exeqüíveis para os programas de T&D; • Tipos de treinamento e a elencação das suas medidas numéricas; • Coleta de indicadores internos e externos para balizar as medidas e as comparações relativas aos programas realizados; • Afinal, o treinamento comportamental pode ou não ter seus resultados identificados e medidos?; • Parâmetros para a construção do próprio modelo de Avaliação de Resultados; • Painel interativo final: já podemos concluir que não há treinamento cujos resultados não possam ser medidos?; • Avaliação de reação, avaliação numérica dos resultados do curso e cerimônia de encerramento.

Apresentador(es) :

HELCIO JOSÉ CELI

Graduação em Psicologia e com especialização em Psicologia Organizacional - UNIP, MBA em GESTÃO EMPRESARIAL - FGV. Atividade Acadêmica - Coordenador e Prof. dos Cursos de Extensão Universitária da FMU – CDP, Prof. Curso de Pós Graduação em Administração Empresarial – Módulo R.H. - FAAP, Prof. Curso de Pós Graduação em Psicologia Organizacional – UNISA - SP
 

Experiência - Profissional com 23 anos de experiência na área de Recursos Humanos / Consultoria Organizacional, com ênfase em Treinamento & Desenvolvimento, Qualidade e Produtividade.