CURSO DE FORMAÇÃO AUDITOR QUALIDADE - APLICADA A IND. FARMACÊUTICA

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

Capacitar o participante em uma das principais atividades do sistema de Gestão da Qualidade, baseado na norma RDC 17/2010, propiciando a tomada de ações corretivas ou preventivas a partir de não conformidades detectadas tendo como base na sistemática de Boas Práticas de Fabricação.

Destina-se :

Gerentes, Chefes, Supervisores, Líderes de Projetos e Técnicos ligados à Qualidade / Produtividade.

Metodologia :

Aula expositiva para explicação dos conceitos com foco na execução de vários exercícios práticos e dinâmicas com o grupo inclusive com estudo de situações considerando a realidade da fábrica.

Programa :

– Definição de Auditoria – Objetivos da Auditoria – Classificação das Auditorias – Perfil do Auditor – O Auditor e a Condução da Auditoria – Auditorias da Qualidade como Instrumentos de Melhoria Contínua – Discussão sobre a realidade da fábrica – Estudo da RDC 17/2010 – Aplicação da RDC 17/2010 no contexto da Fábrica – Boas Práticas de Fabricação (BPF) no contexto da Fábrica – Planejamento das Auditorias dentro do Sistema da Qualidade já implantado – Auditoria das BFQ e Sistema da Qualidade – Integração Operação/Manutenção (equipes de melhoria). O sistema da qualidade em indústrias farmacêuticas além de formalizar processos de produção e estabilizar produtos, leva à maior segurança do produto e por conseqüência do consumidor. Além disso, a implantação e gestão de sistemas da qualidade em indústrias farmacêuticas focados em melhoria contínua reduzem custos de produção, perdas por retrabalho e produtos e queixas de consumidores. Após a implantação do sistema da qualidade este deve ser retroalimentado por auditorias que não só verificam se a documentação está sendo corretamente preenchida como também verifica possíveis lacunas e melhorias a serem realizadas. Além disso, auditorias externas da ANVISA baseadas na RDC 210/03 são freqüentes e a fábrica deve estar preparada para não só cumprir a legislação, mas também para melhorar continuamente o processo. Como a produção de produtos é processo dinâmico e mutável, alterações de lay-out, de ingredientes, de máquinas, etc. devem ser contempladas e atualizadas no escopo do sistema da qualidade. O auditor neste contexto tem papel fundamental para levantamento de necessidades, adequação do processo a novas realidades e treinamento do pessoal de operação/manutenção. O auditor não pode ser visto de forma negativa ou como um “entrave” na produção e deve agir pró ativamente buscando melhorias e trabalho cooperativo. Dentre deste conceito e considerando a realidade da(s) fábrica(s) o treinamento para formação de auditores da qualidade visa não só formá-los como auditores, mas também desenvolver posturas e direcioná-los em uma atuação de parceria interna.

Apresentador(es) :

SANDRA MUNTZ VAZ

Doutora em Química - USP /SP, Mestra em Química USP-SP, Pós-Graduada em Administração Industrial - Fundação Vanzolini -USP e Graduação em Química Industrial - USP /SP.

Exp. profissional – 12 anos em Indústria Alimentícia de Grande Porte (Nestlé), nas áreas de Gerenciamento de Laboratório de Garantia da Qualidade, Processo de Fabricação (Manufatura), Desenvolvimento de Processos; Coordenação de Treinamento Operacional e Gestão. Coordenação de Projetos de implantação de Sistemas da Qualidade e Certificação de Fornecedores.

GLACIANE MENDES ROLAND

Mestrado em Nutrição - USP, Pós Administração - Marketing,

Fac. São Luiz, Especialização Microbiologia Agrícola e Meio Ambiente - UFRGS,

Graduação em Enga. de Alimentos - Unicamp.  

Experiência Profissional : 29 anos em empresas fabris e de consultoria nacionais e multinacionais de pequeno, médio e grande porte, ocupando posições de chefia e gerencia nas áreas de Controle de Qualidade, Processo, Desenvolvimento de Produto, Laboratório, Atendimento ao Cliente, Marketing e Vendas nos segmentos de Fragrâncias e Aromas,    Alimentício, Bebidas, Químico e Farmacêutico. Atuou em empresas como All Flavors, Dulcini, Takasago Fragrâncias e Aromas, Bush Boake Allen do Brasil,  Praxair White Martins Gases Industriais, Referencial Foods Engenharia de Alimentos Consultoria, Olvebra Industrial. 

Formação Acadêmica : Coordenadora do Curso Tecnológico de Alimentos na Oswaldo Cruz – FOC, Ministra as Disciplinas de Marketing, Higiene e Legislação, Operações Unitárias, Toxicologia e Refrigeração de Alimentos.  Organizadora da Semana Tecnológica de Integração do Mercado de Alimentos, entre indústrias fabris e Universidades e centros de educação e pesquisa). Coordenadora do Curso de Pós Graduação do Curso Marketing de Alimentos –Professora do Curso de Pós Graduação emBiotecnologia em Alimentos nas Disciplinas Processos Fermentativos de Alimentos e Bebidas. Professora do Curso de Engenharia de Produção Química na Disciplina: Marketing Aplicado. 

Na UFRGS : Ex. professora e no ICTA (Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos), Ex. Prof. e Coordenadora do Curso de Engª. de Alimentos, Pesquisadora e Orientadora de Projetos de Pesquisa. Na PUCRS : Ex. Professora e Orientadora da Faculdade de Engenharia Química.