Objetivo :
Ensinar e aplicar os três módulos do TW I:
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Instrução do Trabalho (JI);
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Método do Trabalho (JM);
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Relações Humanas no Trabalho (JR).
Como se sabe, o TWI surgiu na década de 1940 nos EUA como um programa intensivo e emergencial do governo para treinar rapidamente funcionários de empresas que forneciam materiais para o esforço de ganhar a Segunda Guerra Mundial.
A metodologia melhora a qualidade (reduzindo refugos e retrabalhos), aumenta eficiência na utilização dos equipamentos, evita acidentes e melhora os relacionamentos entre todos os colaboradores.
No Japão o TWI foi levado pelo General MacArthur (comandante da tropa de ocupação) junto com outras ferramentas da qualidade (CEP, PDCA, housekeeping -5S etc.) e por professores como Deming e Juran para melhorar a qualidade dos produtos japoneses que era muito ruim.
Ainda hoje, a Toyota usa este mesmo cartão usado no TWI.
Destina-se :
Líderes, monitores e pessoas ligadas a áreas de treinamento na produção e analistas da área de Melhoria Contínua.
Metodologia :
O curso será apresentado com base em preleções, exercícios práticos com uso de peças e dos cartões TWI com participação de todos. Haverá também prova escrita para pontuar o nível de aprendizado.
Programa :

Módulo I : Job instruction (8 / 16 horas) :
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Histórico, Segunda Guerra Mundial e base do Sistema Toyota de Produção e do Lean
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As 5 necessidades dos supervisores
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Métodos de treinamento: exemplos
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O treinamento correto: preparação e treinamento
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As 4 fases de preparação: planejar, decompor (Folha de Decomposição do Trabalho), Aprontar tudo e fazer “5S”
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As 3 partes da FDT: passos importantes, pontos chaves e razões dos pontos chaves. Exemplos
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O treinamento propriamente dito, os 4 passos básicos: preparar o aprendiz, apresentar o trabalho, deixar ele fazer o trabalho e fazer acompanhamento
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Parte prática em sala de aula
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Parte prática no “Gemba” do cliente, usando processos críticos previamente escolhidos.
Módulo II : Job Methods (4 / 16 horas)
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Como melhorar o método (Gemba, Gembutsu, Genjitsu)
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Os 7 +1 desperdícios
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Os 3 “MU” (Mudá, Murá e Muri)
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Folhas de Ações de Melhoria: exemplos
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Circulo de Ohno (ver as oportunidades de melhoria, “Go and See”)
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Os passos da melhoria
• Parte prática no “Gemba” do cliente
Módulo III : Job Relations (4 / 8 horas)
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A importância das relações humanas no trabalho para conseguir resultados
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O 4 princípios das relações humanas no trabalho. Exemplos
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As 5 etapas para resolver um problema de JR. Exemplos
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Análise de um “case” externo ou interno. Reflexões.
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Psicologia: Abraham Maslow, Douglas MacGregor e outros

Apresentador(es) :
EDUARDO AUGUSTO
Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie, +12 anos de experiência em atividade de Consultoria pelas empresas Kaizen Institute / CGE Consulting em Projetos com Sistema Toyota de Produção, Lean Manufacturing, Kaizen – Melhoria Contínua, Layout Celular, TWI, Sistema de Troca Rápida de Ferramenta (SMED), e Mapeamento de Fluxo de Valor (Value Stream Mapping – VSM), contemplando experiência de mais de 170 projetos nacionais e internacionais com atividade de Consultoria e Treinamento em empresas como : Alcoa, CNH, Chocolates Munik, Copebrás, Cummins, Delphi , Embraco, Embraco North America, Harald, Iperfor, Jhonson Controls Magal , Metal 2 , Metso Fundição , Novartis , Pirelli, PLP, Senai Gráfica, Sindipeças, SKF, Manipulação Stevia, Vale , Votorantim , WEG, Whirlpool .
Mais de 25 anos de experiência em indústrias com Gerencia Industrial responsável pelo Gerenciamento da Produção, Engenharia Industrial, Ferramentaria, Manutenção e Afiação; Administração dos programas de treinamento da mão de obra direta; Negociação do Plano de Participação de Lucros ou Resultados, Implementação de sistema interno de Lean Manufacturing; Coordenação de Workshops Kaizen; Gerencia de Desenvolvimento e Mudanças, Avaliação dos sistemas operacionais e a organização da companhia recomendando mudanças e apontando novos sistemas reduzindo custos e criando oportunidades de novos negócios; Gerencia de Engenharia Industrial, desenvolvimento e implementação de métodos e processos de manufatura, aquisição recursos de manufatura.