CURSO DE TWI – TRAINING WITHIN INDUSTRIES

DURAÇÃO: 12 a 40 horas

Objetivo :

Ensinar e aplicar os três módulos do TW I:

  • Instrução do Trabalho (JI);

  • Método do Trabalho (JM);

  • Relações Humanas no Trabalho (JR).

Como se sabe, o TWI surgiu na década de 1940 nos EUA como um programa intensivo e emergencial do governo para treinar rapidamente funcionários de empresas que forneciam materiais para o esforço de ganhar a Segunda Guerra Mundial.

A metodologia melhora a qualidade (reduzindo refugos e retrabalhos), aumenta eficiência na utilização dos equipamentos, evita acidentes e melhora os relacionamentos entre todos os colaboradores.

No Japão o TWI foi levado pelo General MacArthur (comandante da tropa de ocupação) junto com outras ferramentas da qualidade (CEP, PDCA, housekeeping -5S etc.) e por professores como Deming e Juran para melhorar a qualidade dos produtos japoneses que era muito ruim.

Ainda hoje, a Toyota usa este mesmo cartão usado no TWI.

Destina-se :

Líderes, monitores e pessoas ligadas a áreas de treinamento na produção e analistas da área de Melhoria Contínua.

Metodologia :

O curso será apresentado com base em preleções, exercícios práticos com uso de peças e dos cartões TWI com participação de todos. Haverá também prova escrita para pontuar o nível de aprendizado.  

Programa :

 

 

Módulo I : Job instruction (8 / 16 horas) :

  • Histórico, Segunda Guerra Mundial e base do Sistema Toyota de Produção e do Lean

  • As 5 necessidades dos supervisores

  • Métodos de treinamento: exemplos

  • O treinamento correto: preparação e treinamento

  • As 4 fases de preparação: planejar, decompor (Folha de Decomposição do Trabalho), Aprontar tudo e fazer “5S”

  • As 3 partes da FDT: passos importantes, pontos chaves e razões dos pontos chaves.  Exemplos

  • O treinamento propriamente dito, os 4 passos básicos: preparar o aprendiz, apresentar             o trabalho, deixar ele fazer o trabalho e fazer acompanhamento

  • Parte prática em sala de aula

  • Parte prática no “Gemba” do cliente, usando processos críticos previamente escolhidos.

Módulo II : Job Methods (4 / 16 horas)

  • Como melhorar o método (Gemba, Gembutsu, Genjitsu)

  • Os 7 +1 desperdícios

  • Os 3 “MU” (Mudá, Murá e Muri)

  • Folhas de Ações de Melhoria: exemplos

  • Circulo de Ohno (ver as oportunidades de melhoria, “Go and See”)

  • Os passos da melhoria

•          Parte prática no “Gemba” do cliente

Módulo III : Job Relations (4 / 8 horas)

  • A importância das relações humanas no trabalho para conseguir resultados

  • O 4 princípios das relações humanas no trabalho. Exemplos

  • As 5 etapas para resolver um problema de JR. Exemplos

  • Análise de um “case” externo ou interno. Reflexões.

  • Psicologia: Abraham  Maslow, Douglas MacGregor e outros

 

Apresentador(es) :

EDUARDO AUGUSTO

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie, +12 anos de experiência em atividade de Consultoria pelas empresas Kaizen Institute / CGE Consulting em Projetos com Sistema Toyota de Produção, Lean Manufacturing, Kaizen – Melhoria Contínua, Layout Celular, TWI, Sistema de Troca Rápida de Ferramenta (SMED), e Mapeamento de Fluxo de Valor (Value Stream Mapping – VSM), contemplando experiência de mais de 170 projetos nacionais e internacionais com atividade de Consultoria e Treinamento em empresas como : Alcoa, CNH, Chocolates Munik, Copebrás, Cummins, Delphi , Embraco, Embraco North America, Harald, Iperfor, Jhonson Controls Magal , Metal 2 , Metso Fundição , Novartis , Pirelli, PLP, Senai Gráfica, Sindipeças, SKF, Manipulação Stevia, Vale , Votorantim , WEG, Whirlpool  .

 

Mais de 25 anos de experiência em indústrias com Gerencia Industrial responsável pelo  Gerenciamento da Produção, Engenharia Industrial, Ferramentaria, Manutenção e Afiação; Administração dos programas de treinamento da mão de obra direta; Negociação do Plano de Participação de Lucros ou Resultados, Implementação de sistema interno de Lean Manufacturing; Coordenação de Workshops Kaizen; Gerencia de Desenvolvimento e Mudanças, Avaliação dos sistemas operacionais e a organização da companhia recomendando mudanças e apontando novos sistemas reduzindo custos e criando oportunidades de novos negócios; Gerencia de Engenharia Industrial, desenvolvimento e implementação de métodos e processos de manufatura, aquisição recursos de manufatura.