CURSO DE ANÁLISE TÉCNICA DE PERDAS DE PNEUS E COMBUSTÍVEL

DURAÇÃO: 16 Horas

Objetivo :

Apresentação das ocorrências de perdas em frotas de carga e suas principais variáveis que levam um sucateamento prematuro dos pneus. Esta apresentação enfatizará que em média que de 10% a 17% dos pneus sucateados, por falta de conhecimento de análise técnica, têm perfeitas condições de retornarem a rodar com toda confiabilidade; minimizando de forma expressiva as reduções de custos / km rodado e minimizando de forma considerável as perdas monetárias. Outro assunto abordado é a perda com combustível que representa 35% em média do custo variável, devido a cuidados de manutenção à frota com relação à geometria, resistência ao rolamento, manutenção de componentes de sob chassi e manutenção geral do conjunto do veículo em operação. Será amplamente apresentado às novas tecnologias para resolver as causas mais frequentes de sucateamento de pneus; onde simularemos uma frota de 50 conjuntos (cavalo mecânico + carreta) analisando a vida útil da carcaça (1ª, 2ª, e 3ª vidas - reformas e consertos), custo R$/km, e quanto em valores em R$ (Reais) uma frota perde por mês e por ano e aqui não estamos falando em redução de custos, mas diretamente as perdas normalmente desconhecidas. Apresentaremos também em valores monetários as perdas em Reais [R$] com relação à combustível.

Destina-se :

Diretores de Manutenção, Gerentes de Manutenção, Engenheiros de Manutenção, Técnicos de Manutenção, Supervisores, Vulcanizadores. Fornecer efetivo conhecimento das propriedades, aplicações, benefícios, proteção e resultados aos profissionais da área de gestão de pneus, objetivando a redução substancial de custos operacionais, aumento da vida útil dos pneus voltado ao segmento de GESTÃO DE PNEUS NA FROTA

Metodologia :

Treinamento completamente ilustrado mostrando as ocorrências que levam ao sucateamento prematuro dos pneus, onde na oportunidade discutiremos procedimentos, casos ocorridos em operação bem como soluções de problemas altamente técnicos.

Programa :

1 - PRINCIPAIS CUSTOS DE UMA FROTA
2 - GERENCIAMENTO DE PNEUS
3 - SISTEMA DE REPAROS
4 - ANÁLISE DE FALHAS / DEFEITOS
5 - SIMULAÇÃO DE UMA FROTA
6 - CUSTO QUILOMÉTRICO
7 - CAUSAS DE SUCATEAMENTO POR FALHAS DE FABRICAÇÃO
8 - CAUSAS DE SUCATEAMENTO POR FALHAS DE REFORMAS
9 - CAUSAS DE SUCATEAMENTO POR FALHAS DE UTILIZAÇÃO
10 - CAUSAS DE SUCATEAMENTO POR FALHAS DE FURO DE PREGO
11 - CAUSAS DE SUCATEAMENTO POR FALHAS DEANÁLISE TÉCNICA
12 - CAUSAS DE SUCATEAMENTO POR FALHAS DE CONSERTOS
13 - ANÁLISE DE VALORES DE PERDAS EM 1ª, 2ª, 3ª VIDAS PNEUS
14 - PERDAS DE COMBUSTÍVEL
15 - VALORIZAÇÃO DAS PERDAS EM REAIS [R$]
16 - GARANTIA / CONFIABILIDADE
17 - ESCLARECIMENTOS FINAIS - DÚVIDAS DOS PRESENTES

Apresentador(es) :

ADILSON JOÃO CATHARINO

Técnico Industrial (ESFB – FEI), Engº Mecânico Pleno(UMC),  Pós-Graduado em Projetos de Motores Aeronáutico (CTA - ITA), Pós Graduado em Engª Econômica (FGV), Graduado em Elastômeros Especiais (Instituto Sthalgruber – Alemanha), Graduado em Cerâmica Especiais (Fundação ETEC – ALEMANHA). 

 

Experiência Profissional – Mais de 33 anos atuando nas áreas de Engenharia de produtos, processos, engenharia de campo e treinamentos técnicos. Implantação de Empresas Internacionais no mercado Latino Americano com desenvolvimento estratégico de viabilização de negócios e produtos.

 

Especialista em revestimentos especiais com elastômeros, coatings e cerâmica. Especialista em Gestão de pneus em Frotas. Estas especialidades com formação na Alemanha por 5 anos.