11 99936.200511 4522.7284
DURAÇÃO: 16 horas
Fornecer efetivo conhecimento das propriedades, aplicações, benefícios, versatilidade, confiabilidade, rastreabilidade e resultados, a todos os profissionais envolvidos da área de Gestão de pneus com a relação ao Controle de Pneus na Frota (Novos, Reformados, Consertos e Reparos) do 2º maior custo variável.
Diretores de Manutenção, Gerentes de Manutenção, Engenheiros de Manutenção, Técnicos de Manutenção, Supervisores, Vulcanizadores. Fornecer efetivo conhecimento das propriedades, aplicações, benefícios, proteção e resultados aos profissionais da área de gestão de pneus, objetivando a redução substancial de custos operacionais, aumento da vida útil dos pneus voltado ao segmento de GESTÃO DE PNEUS NA FROTA.
Treinamento completamente ilustrado mostrando as ocorrências que levam ao sucateamento prematuro dos pneus, onde na oportunidade discutiremos procedimentos, casos ocorridos em operação bem como soluções de problemas altamente técnicos.
1 - INTRODUÇÃO
2 - VARIÁVEIS IMPORTANTES NA FROTA – FORA DE ESTRADA
3 - TIPOS DE PNEUS – FORMA CONSTRUTIVA
PARTES PRINCIPAIS DO PNEU
DIAGONAIS e RADIAIS
FORMA DIMENSIONAL , TIPO DE INFLAÇÃO, TIPO DE ESCULTURA
4 - NOMENCLATURA DE PNEUS
MARCAÇÕES EM RELEVO NO PNEU E SEUS SEGNIFICADOS
ÍNDICE DE CARGA ou CAPACIDADE DE CARGA
ÍNDICE DE VELOCIDADE
CAPACIDADE DE CARGA x CAPACIDADE DE LONAS
SIMBOLOGIA PADRÃO
TABELAS DE DIMENSÕES – “ALAPA”
DIMENSÕES NOMINAIS DE PNEUS E SUA CARACTERÍSTICA TÉCNICA
5 - PRESSÃO DO PNEU
PRESSÃO DE INFLAÇÃO
BAIXA PRESSÃO
ALTA PRESSÃO
CONTROLES EFETIVOS E PROCEDIMENTOS DE CALIBRAGEM DE INFLAÇÃO
AR COMPRIMIDO x NITROGÊNIO
6 - CARGA NO PNEU
INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DOS PNEUS (DESENHOS)
SOBRECARGA
DISTRIBUIÇÃO DE CARGA
7 - VELOCIDADE DO PNEU
VIDA ÚTIL EM FUNÇÃO DA VELOCIDADE
GERAÇÃO DE CALOR
GRÁFICO DE DESEMPENHO
8 - MONTAGEM - DESMONTAGEM
LIMPEZA
LUBRIFICAÇÃO
CENTRALIZAÇÃO
EQUIPAMENTOS
PROCEDIMENTOS DE INFLAÇÃO
SEGURANÇA
CÂMARAS e PROTETORES
VÁLVULAS
EMPARELHAMENTO DE DUPLOS
9 - RODIZIO DE PNEUS
10 - IDENTIFICAÇÃO DO PNEU NA FROTA
GRAVAÇÃO A TÉRMICA (NÚMERO DE FOGO)
GRAVAÇÃO DO LOGOTIPO DA EMPRESA – GRAVAÇÃO TÉRMICA
ETIQUETAS VULCANIZADAS
ETIQUETAS VULCANIZADAS COM CÓDIGO DE BARRAS
SENSORES DE MONITORAMENTO TIPO CHIP
11 - ARMAZENAGEM DO PNEU
MÉTODO DE POSICIONAMENTO DO PNEU
CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE ARMAZENAGEM
12 - CONTROLE DE PNEU NA FROTA – SISTEMA
ESTOQUE
PNEU NOVO
PNEU RECONSTRUÍDO OU REFORMADO
PNEU REPARADO
PNEU VENDIDO
PNEU SUCATEADO
PRESSÃO
SULCO
SERVIÇO INTERNO E SERVIÇO EXTERNO
SISTEMA DE CONTROLE A DISTÂNCIA
13 - LEGISLAÇÃO E NORMAS
SUBSTITUIÇÃO
PROFUNDIDADE MÍNIMA DE SEGURANÇA NOS SULCOS
14 – RECONSTRUÇÃO, REFORMA, RECAUCHUTAGEM , RECAPAGEM DE PNEU
PORQUE RECONSTRUIR
ESCOLHA DE REFORMADOR
SISTEMA DE RECONSTRUÇÃO
CONTROLE DE DESEMPENHO – RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO
REPAROS e CONSERTOS?
15 - ANÁLISE DA FROTA
ANÁLISE DO PERFIL DA FROTA
ANÁLISE DO PNEU NA FROTA ATRAVÉS DA SUCATA
ALINHAMENTO
MANUTENÇÃO MECÂNICA
16 – ALINHAMENTO
17 - MEIO AMBIENTE
MEIO AMBIENTE
SOLUÇÕES ADEQUADAS
Técnico Industrial (ESFB – FEI), Engº Mecânico Pleno(UMC), Pós-Graduado em Projetos de Motores Aeronáutico (CTA - ITA), Pós Graduado em Engª Econômica (FGV), Graduado em Elastômeros Especiais (Instituto Sthalgruber – Alemanha), Graduado em Cerâmica Especiais (Fundação ETEC – ALEMANHA).
Experiência Profissional – Mais de 33 anos atuando nas áreas de Engenharia de produtos, processos, engenharia de campo e treinamentos técnicos. Implantação de Empresas Internacionais no mercado Latino Americano com desenvolvimento estratégico de viabilização de negócios e produtos.
Especialista em revestimentos especiais com elastômeros, coatings e cerâmica. Especialista em Gestão de pneus em Frotas. Estas especialidades com formação na Alemanha por 5 anos.