CURSO DE GESTÃO DE PNEUS EM & OTR NA FROTA – GEMOTR

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

Fornecer efetivo conhecimento das propriedades, aplicações, benefícios, versatilidade, confiabilidade, rastreabilidade e resultados, a todos os profissionais envolvidos da área de Gestão de pneus com a relação ao Controle de Pneus na Frota (Novos, Reformados, Consertos e Reparos) do 2º maior custo variável.

Destina-se :

Diretores de Manutenção, Gerentes de Manutenção, Engenheiros de Manutenção, Técnicos de Manutenção, Supervisores, Vulcanizadores. Fornecer efetivo conhecimento das propriedades, aplicações, benefícios, proteção e resultados aos profissionais da área de gestão de pneus, objetivando a redução substancial de custos operacionais, aumento da vida útil dos pneus voltado ao segmento de GESTÃO DE PNEUS NA FROTA.

Metodologia :

Treinamento completamente ilustrado mostrando as ocorrências que levam ao sucateamento prematuro dos pneus, onde na oportunidade discutiremos procedimentos, casos ocorridos em operação bem como soluções de problemas altamente técnicos.

Programa :

1 - INTRODUÇÃO

2 - VARIÁVEIS IMPORTANTES NA FROTA – FORA DE ESTRADA

3 - TIPOS DE PNEUS – FORMA CONSTRUTIVA

  PARTES PRINCIPAIS DO PNEU

  DIAGONAIS e RADIAIS

  FORMA DIMENSIONAL , TIPO DE INFLAÇÃO, TIPO DE ESCULTURA

4 - NOMENCLATURA DE PNEUS

  MARCAÇÕES EM RELEVO NO PNEU E SEUS SEGNIFICADOS

  ÍNDICE DE CARGA ou CAPACIDADE DE CARGA

  ÍNDICE DE VELOCIDADE

  CAPACIDADE DE CARGA x CAPACIDADE DE LONAS

  SIMBOLOGIA PADRÃO

  TABELAS DE DIMENSÕES – “ALAPA”

  DIMENSÕES NOMINAIS DE PNEUS E SUA   CARACTERÍSTICA TÉCNICA

5 - PRESSÃO DO PNEU

  PRESSÃO DE INFLAÇÃO

  BAIXA PRESSÃO

  ALTA PRESSÃO

  CONTROLES EFETIVOS E PROCEDIMENTOS DE CALIBRAGEM DE INFLAÇÃO

  AR COMPRIMIDO x NITROGÊNIO

6 - CARGA NO PNEU

  INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DOS PNEUS (DESENHOS)

  SOBRECARGA

  DISTRIBUIÇÃO DE CARGA

7 - VELOCIDADE DO PNEU

  VIDA ÚTIL EM FUNÇÃO DA VELOCIDADE

  GERAÇÃO DE CALOR

  GRÁFICO DE DESEMPENHO

8 - MONTAGEM - DESMONTAGEM

  LIMPEZA

  LUBRIFICAÇÃO

  CENTRALIZAÇÃO

  EQUIPAMENTOS

  PROCEDIMENTOS DE INFLAÇÃO

  SEGURANÇA

  CÂMARAS e PROTETORES

  VÁLVULAS

  EMPARELHAMENTO DE DUPLOS

9 - RODIZIO DE PNEUS

10 - IDENTIFICAÇÃO DO PNEU NA FROTA

  GRAVAÇÃO A TÉRMICA (NÚMERO DE FOGO)

  GRAVAÇÃO DO LOGOTIPO DA EMPRESA – GRAVAÇÃO TÉRMICA

  ETIQUETAS VULCANIZADAS

  ETIQUETAS VULCANIZADAS COM CÓDIGO DE BARRAS

  SENSORES DE MONITORAMENTO TIPO CHIP

11 - ARMAZENAGEM DO PNEU

  MÉTODO DE POSICIONAMENTO DO PNEU

  CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE ARMAZENAGEM

12 - CONTROLE DE PNEU NA FROTA – SISTEMA

  ESTOQUE

  PNEU NOVO

  PNEU RECONSTRUÍDO OU REFORMADO

  PNEU REPARADO

  PNEU VENDIDO

  PNEU SUCATEADO

  PRESSÃO

  SULCO

  SERVIÇO INTERNO E SERVIÇO EXTERNO

  SISTEMA DE CONTROLE A DISTÂNCIA

13 - LEGISLAÇÃO E NORMAS

  SUBSTITUIÇÃO

  PROFUNDIDADE MÍNIMA DE SEGURANÇA NOS SULCOS

14 – RECONSTRUÇÃO, REFORMA, RECAUCHUTAGEM , RECAPAGEM DE PNEU

  PORQUE RECONSTRUIR

  ESCOLHA DE REFORMADOR

  SISTEMA DE RECONSTRUÇÃO

  CONTROLE DE DESEMPENHO – RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO

  REPAROS e CONSERTOS?

15 - ANÁLISE DA FROTA

  ANÁLISE DO PERFIL DA FROTA

  ANÁLISE DO PNEU NA FROTA ATRAVÉS DA SUCATA

  ALINHAMENTO

  MANUTENÇÃO MECÂNICA

16 – ALINHAMENTO

17 - MEIO AMBIENTE

  MEIO AMBIENTE

  SOLUÇÕES ADEQUADAS

Apresentador(es) :

ADILSON JOÃO CATHARINO

Técnico Industrial (ESFB – FEI), Engº Mecânico Pleno(UMC),  Pós-Graduado em Projetos de Motores Aeronáutico (CTA - ITA), Pós Graduado em Engª Econômica (FGV), Graduado em Elastômeros Especiais (Instituto Sthalgruber – Alemanha), Graduado em Cerâmica Especiais (Fundação ETEC – ALEMANHA). 

 

Experiência Profissional – Mais de 33 anos atuando nas áreas de Engenharia de produtos, processos, engenharia de campo e treinamentos técnicos. Implantação de Empresas Internacionais no mercado Latino Americano com desenvolvimento estratégico de viabilização de negócios e produtos.

 

Especialista em revestimentos especiais com elastômeros, coatings e cerâmica. Especialista em Gestão de pneus em Frotas. Estas especialidades com formação na Alemanha por 5 anos.