CURSO DE PROJETO DE LAYOUT INDUSTRIAL

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

Apresentar conceitos e ferramentas para desenvolvimento de projetos.

Apresentar conceitos e metodologias básicas para a concepção de projetar fábricas focadas no

projeto e organização dos processos de produção, movimentação interna e armazenagem.

Otimização adequada do espaço físico e planejamento racional de fluxos no âmbito interno

da fábrica.

Destina-se :

Gerentes, engenheiros industriais , analistas e cronoanalistas, engenheiros de empresas de

engenharia.

Metodologia :

O curso será apresentado com base em preleções, discussões de casos, apresentação e solução

de problemas.

Programa :

 

 

1. Introdução ao Projeto de fábrica

- Vantagem competitiva.

- Projeto do produto

- Ciclo de vida do

produto e processo

2. Diagrama P-Q

- Tipos de produção

- Arranjo físico e fluxo

3. Introdução à metodologia SLP:

Planejamento sistemático do Layout

- Dados de entrada

- Projeção no futuro

- Dimensionamento de necessidade

- Dimensionamento da capacidade

- Técnica de registro

de fluxo (gráfico de fluxo do processo)

4. Fluxo de materiais

- Dados de entrada

- Carta de processo

- Ferramentas para análise e racionalização do fluxo (Carta de Processos múltiplos)

 

5. Inter-relações não baseadas no fluxo de materiais 

- Carta de ligações preferenciasi

- Diagrama de fluxo e/ou interrelações

- Sistema de movimentação de materiais.

6. Determinação de espaços

- Requerimento de espaços

- Análise de diversos métodos

- Inventário de máquinas e espaços

- Procedimento para a determinação de espaço

7. Diagrama de interrelação entre espaços

- Adaptação do espaço ao diagrama

- Ajuste das inter-relações entre espaços

- Modificações - Registro da alternativas

8. Planejamento do arranjo físico detalhado

- Grau de planejamento de recursos

- Ajustes, e dados para apresentação

- Aprovação

- Implantação

 

Apresentador(es) :

EDUARDO AUGUSTO

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie, +12 anos de experiência em atividade de Consultoria pelas empresas Kaizen Institute / CGE Consulting em Projetos com Sistema Toyota de Produção, Lean Manufacturing, Kaizen – Melhoria Contínua, Layout Celular, TWI, Sistema de Troca Rápida de Ferramenta (SMED), e Mapeamento de Fluxo de Valor (Value Stream Mapping – VSM), contemplando experiência de mais de 170 projetos nacionais e internacionais com atividade de Consultoria e Treinamento em empresas como : Alcoa, CNH, Chocolates Munik, Copebrás, Cummins, Delphi , Embraco, Embraco North America, Harald, Iperfor, Jhonson Controls Magal , Metal 2 , Metso Fundição , Novartis , Pirelli, PLP, Senai Gráfica, Sindipeças, SKF, Manipulação Stevia, Vale , Votorantim , WEG, Whirlpool  .

 

Mais de 25 anos de experiência em indústrias com Gerencia Industrial responsável pelo  Gerenciamento da Produção, Engenharia Industrial, Ferramentaria, Manutenção e Afiação; Administração dos programas de treinamento da mão de obra direta; Negociação do Plano de Participação de Lucros ou Resultados, Implementação de sistema interno de Lean Manufacturing; Coordenação de Workshops Kaizen; Gerencia de Desenvolvimento e Mudanças, Avaliação dos sistemas operacionais e a organização da companhia recomendando mudanças e apontando novos sistemas reduzindo custos e criando oportunidades de novos negócios; Gerencia de Engenharia Industrial, desenvolvimento e implementação de métodos e processos de manufatura, aquisição recursos de manufatura.  

HAJIME FUJII

Mestrando em Engenharia de Produção (USP), Engº de Produção (USP), Pos-Graduado em Administração (FGV) e Engº de Segurança (Saúde Pública da USP). Exp. profissional - 34 anos em Gestão de Manufatura em indústrias, nas áreas de Produção, Engª Industrial, Logística, Suprimentos e Materiais, assim como nos Serviços de Consultoria de Gestão de Manufatura. Atividade Acadêmica - Professor da Escola de Engª de Produção – UNIP,

Professor de Planej. Progr. e Controle de Produção de Pós-Graduação da Fundação Carlos A. Vanzolini – USP, Professor de Adm. Industrial de Pós Graduação da PUC –SP, Professor do Curso de Pós Graduação de Engª e Adm.da UNIP, Professor de Cursos de Especialização de PPCP da FIESP e Professor de Produtividade e PPCP da Fundação Instituto da Administração.

FÁBIO SCORTECCI MOREIRA MARTINS

MBA Gestão Empresarial pela FGV; Especializado em Metodologia para Melhoria de Processos com formação Black Belt pelo IMECC UNICAMP, Estudo do trabalho pelo REFA, Refrigeração e Ar condicionado pela FEI; Graduação em Engenharia Mecânica Plena pelo IEEP.

Mais de 30 anos de experiência em indústria de autopeças e usinagem, atuando em melhoria de sistemas de manufatura utilizando lean manufacturing, kaizen, MTM (estudos de micro movimentos), cronoanálise, métodos e processos, ergonomia, layout do posto de trabalho, layout da planta, VSM (mapeamento de fluxo de valor), SMED (sistema de troca Rápida de ferramenta), projetos seis sigma e WCM (fornecedor), em projetos elaborados, desenvolvidos e implementados nas diversas áreas de injeção de peças plásticas, pintura, acabamento e montagem, fundição sob pressão de alumínio e magnésio, injeção de poliuretano, revestimento de peças em couro e usinagem, das unidades fabris da Petri, Takata do Brasil unidade Jundiaí e unidade Mateus Leme, Takata México e Sidor Ind Com Ltda.

 

Exerci atividades em Instalações Industriais projetando, desenvolvendo e adquirindo, dispositivos, meios de produção, máquinas, equipamentos, instalações, layout de fábrica; Engenharia Industrial com projetos de cronometragem, cronoanálise, ergonomia, MTM, layout de posto de trabalho, simulações de processos, orçamentos; Engenharia de Desenvolvimento de produtos realizando cronogramas de projeto de novos produtos, reuniões de acompanhamento, meios de produção;

 

Melhoria Contínua coordenando em tempo integral projetos seis sigma para black e green belts, implantação de cultura de manufatura enxuta para redução de desperdícios, otimização de fluxo e prazo de produção de produtos, kaizem, kambam, associação de processos; Gestão Industrial responsável pela administração da produção, engenharia industrial, manutenção, qualidade e programação, planejando, organizando e controlando estes departamentos, gestão de custos industriais, utilização de mão de obra, consumo de materiais, controle e redução de refugos, qualidade de produtos, avaliação de capacidade x necessidade, organização e controle dos recursos humanos, máquinas, materiais e financeiros, acompanhamento da LO, AVCB, normas e legislação de segurança e meio ambiente, determinação de metas para o PPR.