CURSO DE GESTÃO DE COMPRAS

DURAÇÃO: 8 Horas

Objetivo :

Proporcionar aos participantes um conjunto de métodos, procedimentos e ferramentas relacionados à gestão de fornecimento sob uma perspectiva estratégica voltado às necessidades de curto e longo prazo das empresas, além de permitir uma troca de experiências entre profissionais de empresas de classe mundial. Conhecer a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva. Entender as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais. Conduzir processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos. Operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços. Avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.

Destina-se :

Todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo), bem como aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.

Metodologia :

Exposição de modelos teóricos atualizados de gestão, apoiando a apresentação de exemplos baseados na experiência do palestrante, e com efetiva atuação dos participantes em trabalhos práticos durante o curso, visando estimular a aplicação dos conceitos nos locais de trabalho.

Programa :

1 - IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA. Área de compras e as demais áreas Áreas de conflito com compras Fornecedor e cliente interno Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain. Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa. Profissional de Compras – Competências e Formação. 2 - TIPOS DE COMPRAS Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços Impactos na cadeia produtiva 3 - COMPRAS DE SERVIÇOS Definição de serviços. Características das compras de serviços Avaliação e validação da solicitação Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços Compras pontuais e compras seriadas Cláusulas de coberturas das solicitações Informações essenciais – informações técnicas dos serviços Montagem de licitação de compras de serviços Cadastros necessários Controles fundamentais. Contratos de prestação de serviços 4 - COMPRAS PELA INTERNET Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras Conceito e-procurement Conceito Strategic sourcing Leilão de compras Leilão reverso Vantagens e desvantagens. 5 - DOCUMENTOS DE COMPRAS Requisição de compras Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados) Notas Fiscais Planilhas de custos Controles Certificados Desenhos Técnicos Especificações técnicas. 6 - PLANEJAMENTO E COMPRAS Importância da área de planejamento na gestão de compras Forecast de compras Follow up de compras Principais impactos fiscais e financeiros nas compras 7 - PROPOSTAS – COTAÇÕES Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens) Prazos de pagamento Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras). 8 - DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDOR Requisitos fundamentais Gerenciamento do processo Auditoria técnica nos fornecedores Avaliação do fornecedor Premiação do fornecedor. 9 - OBJETIVOS E ÍNDICES DE DESEMPENHO Montagem de objetivos Índices de Performance aplicados à serviços contratados.

Apresentador(es) :

GUSTAVO NUCCI

MBA pela Vanderbilt University nos EUA. Engenheiro elétrico com pós-graduação em administração de empresas pela FGV - CEAG. Experiência de 15 anos nas áreas de Compras e Supply Chain, com visão sistêmica junto a multinacionais, nos segmentos de Farmacêutico, Autopeça, Eletro-Eletrônico de empresas como Eaton (Autopeças), Johnson & Johnson (Farmacêutica). Gerente Sênior de Compras da Dell Computadores do Brasil.

LAÉRCIO RANDALL ROVAROTO

Engenheiro industrial de produção pela FEI-PUCSP, com especializações em Administração da Produção e Materiais e em Marketing, com 30 anos de experiência profissional como Gerente de Logística, de Suprimentos, e de Materiais em empresas de bens de capital dos setores metro-ferroviário e eletro-eletrônico, tais como Mafersa, Cobrasma, Freios Knorr, Powertronics e Mitu-sui Brasileira. Atualmente atua como Consultor Empresarial, Diretor de importante indústria de fabricação de vestuário e como Professor Universitário na Uninove (São Paulo) em cursos de Engenharia de Produção Mecânica, Mecatrônica e Logística.

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

 

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

 

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas