CURSO DE GERENCIAMENTO DE COMPRAS

DURAÇÃO: 16 horas

Objetivo :

Familiarizar e atualizar os participantes com as atividades e procedimentos de suprimentos, visando o desenvolvimento de fornecedores e parcerias, gerenciamento a cadeia de suprimentos e aprimorando as negociações. Agregar novos conhecimentos e melhores práticas para profissionais que já atuam em Compras / Suprimentos ou que pretendem atuar nessa importante e estratégica área da empresa.

Destina-se :

Profissionais de todos os tipos de empresas : indústria, comércio, construtora, banco, hospital, prestador de serviços, etc... em níveis de Comprador, Encarregado, Supervisor, Chefe, Gerente, Diretor, inclusive Proprietários de pequenas e médias empresas envolvidos com as atividades de Suprimentos e Supply Chain.

Metodologia :

Serão apresentados todos os processos desenvolvidos para a uma boa compra, que satisfaça realmente as necessidades da empresa. O curso é desenvolvido numa seqüência lógica que inicia com a determinação das necessidades do que deve ser comprado, segue com a seleção dos fornecedores mais adequados para cada situação, passa pela obtenção de propostas, negociações, colocação de pedido e seu diligenciamento, até a chegada do material certo, na quantidade certa, no local certo, na hora certa. Ao final é feita uma avaliação do aproveitamento dos participantes do curso.

Programa :

 – COMPRAS: SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA 1.1 – A influência do desempenho do serviço de compras na produtividade global da empresa. 1.2 – O lucro começa nas compras. 1.3 – Interfaces com outros departamentos. 1.4 – Compras de matérias primas, componentes, consumíveis, máquinas e equipamentos, materiais de manutenção, obras, serviços, terceirizações.   2 – NECESSIDADES DE COMPRAS 2.1 – Comprar ou Fazer ? Comprar ou Alugar ? Decisão. 2.2 – Determinação do Que, Quanto e Quando comprar. 2.3 – Classificação ABC de materiais e sua utilidade em compras. 2.4 – Emissão da SC “Solicitação de Compras”, seu conteúdo e anexos.   3 – SELEÇÃO DE FORNECEDORES 3.1 – Análise do mercado supridor. 3.2 – Avaliação técnica, econômica e comercial de fornecedores. 3.3 – Cadastramento inicial e atualizações. Avaliação continuada do desempenho. 3.4 – Evolução do relacionamento cliente-fornecedor. A relação “comakership”. 3.5 – Novas configurações industriais: Condomínio Industrial, Consórcio Modular.   4 – CONCORRÊNCIA 4.1 – O processo da obtenção de preços, e de propostas técnicas-comerciais mais elaboradas. 4.2 – Fatores a considerar na comparação de propostas. 4.3 – Preço justo. Preço razoável. Preço objetivo. 4.4 – O “mais barato” pode sair caro. O atendimento das reais necessidades da empresa.   5 – NEGOCIAÇÕES DE COMPRAS 5.1 – O processo de negociações. Como negociar. O quê negociar. Com quem negociar. 5.2 – O “ganha-ganha” é possível ? Parcerias de sucesso.   6 – PEDIDOS E CONTRATOS DE COMPRAS 6.1 – Decisão final: a escolha do vencedor. 6.2 – A emissão do Pedido de Compras, seu conteúdo e anexos. 6.3 – Contrato de Compras: quando se aplica e análise de cláusulas indispensáveis.   7 – DILIGENCIAMENTO DE COMPRAS 7.1 – O processo e importância do acompanhamento ou da ativação de compras.   8 – RECEBIMENTO DE MATERIAIS 8.1 – Procedimentos. 8.2 – Não conformidades. Devolução. Reposição. 8.3 – Liberação do pagamento.   9 – IMPORTAÇÕES   10 – VENDA DE RESÍDUOS   11 – ESTRUTURAÇÃO DA GERÊNCIA DE COMPRAS 11.1 – Níveis profissionais. Níveis de aprovação. 11.2 – Centralização e descentralização: vantagens e desvantagens. 11.3 – Indicadores de desempenho dos serviços de compras.   12 – O PROFISSIONAL DE COMPRAS 12.1 – A importância do profissional de compras na economia do país. 12.2 – Qualificações técnicas e habilidades requeridas. 12.3 – O problema das “comissões” e dos “presentes”.   13 – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM COMPRAS 13.1 – EDI, E-Procurement, Internet, Intranet, E-Mails, Cartões de Crédito Corporativos.