Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

Q

QFD OU QUALITY FUNCION DEPLOYMENT (DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE)

1. Metodologia com base nas pessoas para determinar rigorosamente as necessidades e desejos dos clientes.

2. É um conjunto de matrizes cujo objetivo é focalizar e coordenar as habilidades dentro da organização para desenvolver produtos / serviços que forneçam uma resposta ativa às necessidades e expectativas dos clientes. O QFD é uma ferramenta de planejamento, que utiliza uma série de rotinas e operações, e busca atender às principais necessidades e expectativas dos clientes, propondo alternativas para o aperfeiçoamento do produto / serviço, desdobrando a Voz do Cliente por toda a empresa. O trabalho é desenvolvido por equipes multifuncionais.

QS 9000 - QUALITY SYSTEM REQUIREMENTS

Norma criada pelas três maiores empresas automobilísticas americanas: Ford, General Motors e Chrysler. Seu objetivo é a redução de sistemas paralelos de desenvolvimento de fornecedores pelas montadoras, com vistas a uma conseqüente redução substancial de custos. Exige-se a melhoria contínua.

QUADRO DE RESPONSABILIDADES (RESPONSIBILITY CHART)

Veja matriz de designação de responsabilidades.