Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

S

SERVIÇO (SERVICE)

Atividade caracterizada pela execução de tarefas, consideradas estas independentemente dos itens aos quais se refiram.

SETE DESPERDÍCIOS

Enumeração original de Taiichi Ohno dos desperdícios encontrados comumente na produção física" São eles: o excesso de produção antes da demanda, a espera pela próxima etapa de processa- mento, o transporte desnecessário de materiais (por exemplo, entre as ilhas de processo ou fábricas), o excesso de processamento de peças devi- do ao projeto inadequado de ferramentas e produtos; estoques acima do mínimo absoluto, movimento desnecessário dos funcionários durante o curso do trabalho (em busca de peças, ferramentas, ajuda, etc.) e produção de peças defeituosas.

SETE FERRAMENTAS DO CONTROLE DA QUALIDADE (SEVEN QUALITY CONTROL TOOLS)

1. Conjunto de ferramentas gerenciais da qualidade composto por : diagrama de afinidades (método KJ), diagrama da árvore, diagrama de relações, diagrama matricial, diagrama de setas, diagrama de matriz de dados e carta de programa de processo de decisão.

2. As sete ferramentas são : Folha de verificação (Check list), Diagrama de Pareto, Histograma, Estratificação, Gráfico de controle, Diagrama de Ishikawa e Gráfico de dispersão.