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TEMPESTADE DE IDÉIAS (BRAINSTORMING)
Técnica utilizada por grupos de trabalho ou equipes da qualidade para encorajar a geração, esclarecimento e avaliação de uma lista de ideias, problemas ou tópicos, de forma criativa e rápida, a respeito de um determinado assunto.
TEMPO DE CICLO (CYCLE TIME)
1. Tempo total necessário para que um produto, ou um lote, seja gerado por um processo. Pode ser entendido como o tempo de operação adicionado do tempo de preparação, carregamento e descarregamento de materiais. Ex.: Uma estamparia obtém um lote de 30 peças em 2 minutos. Para o lote temos, Tempo de ciclo = 2 min/lote; Para uma peça temos, Tempo de ciclo = 2 x 60 =120s dividido por 30 peças= 4 segundos/peça.
2. Tempo necessário para se completar o ciclo de uma operação. Se o tempo de ciclo de uma operação em um processo completo puder ser reduzido a um tempo takt igual, os produtos podem ser produzidos em fluxo contínuo.
3. Todo o tempo despendido em um processo; inclui tempo efetivo de trabalho e tempo de espera.
4. Desempenho em função do tempo, ou seja, o tempo necessário para completar tarefas, o tempo requerido para atender compromissos ou o tempo requerido para providenciar respostas. Os indicadores que se referem ao tempo têm papel relevante nos Critérios por sua grande importância na melhoria da competitividade. O tempo de ciclo é utilizado nesta publicação para referir-se a qualquer aspecto de desempenho que inclua tempo. Alguns exemplos de indicadores de desempenho do tempo de ciclo são: tempo de preparação do equipamento, tempo de execução de processos, tempo de troca de ferramental, prazo de entrega e tempo para lançamento de produto novo no mercado.
TEMPO DE COMPRA
É o período compreendido entre a data de recebimento, pelo Departamento de Compras, do Pedido de Compra (via papel ou sistema) até a data do fechamento do pedido.