Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

V

VANTAGEM COMPETITIVA (COMPETITIVE ADVANTAGE)

Vantagem sobre os concorrentes, obtida pela oferta de produtos e/ou serviços de maior valor, maior qualidade, maiores benefícios aos clientes.

VARIAÇÃO (VARIATION)

1. Diferenças entre resultados individuais de dados, características, funções ou processos.

2. As diferenças inevitáveis entre os resultados individuais de um processo; as fontes de variação podem ser agrupados em duas classes principais : Causas Comuns e Causas Especiais.

3. Mudança ou flutuação de uma característica específica que determina o quão estável ou previsível o processo pode ser; afetada pelo ambiente, por pessoas, maquinaria/ equipamento, métodos / procedimentos, medições e materiais; qualquer Melhoria de Processo deveria reduzir ou eliminar a variação. Ver, também, Causa Comum; Causa Especial.

VENDAS NIVELADAS

Sistema de relacionamentos com o cliente que tenta eliminar os surtos de demanda causados pelo próprio sistema de vendas (por exemplo, devido aos alvos de vendas trimestrais ou mensais) e criar relacionamentos de longo prazo com o cliente, permitindo que as compras futuras sejam antecipadas pelo sistema de produção.