Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

C

CUSTO DA BAIXA QUALIDADE, CUSTO DA QUALIDADE OU COPQ

Medições em dólares retratando o impacto de problemas (falhas internas e externas) no processo da forma em que está; inclui custos de mão-de-obra e de material para transferências, retrabalho, inspeção e outras atividades não agregadoras de valor.

CUSTO DA MÁ QUALIDADE

Custos associados com a produção de peças não-conforme. Normalmente a gerência da qualidade divide estes custos em duas categorias: falhas internas e falhas externas. Normalmente, as informações disponíveis através dos relatórios financeiros regulares deveriam ser suficientes para identificar e administrar o custo da má qualidade [As vezes usado intercambiavelmente com Custo da Não-conformidade (CONC)]. Ver ISO 9004-1 para informação adicional.

CUSTO DA QUALIDADE

A despesa incorrida por uma empresa para prevenir problemas de qualidade, avaliar qualidade e reportar falhas internas ou externas do produto. São todos os custos incorridos na empresa para prepara , assegurar e aprimorar a qualidade dos produtos ou serviços, bem como os demais custos para eliminação da não qualidade (refugo, retrabalho, garantia, reteste).