Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

C

CAUSA COMUM

1. Uma fonte de variação que afeta todos os valores individuais do resultado do processo sendo estudado. Esta é a fonte da variação inerente ao processo.

2. Influências normais, do dia-a-dia, sobre um processo; geralmente mais difícil de eliminar e requer mudanças no processo. Problemas advindos de causas comuns são denominados "dores crônicas". Ver, também, Mapas de Controle; Gráfico de Linha; Causa Especial, Variação.

CAUSA ESPECIAL

1. Uma fonte de variação que afeta apenas parte do resultado do processo e quase sempre é intermitente ou imprevisível. Uma causa especial às vezes pode ser chamada de causa atribuível. Ela é sinalizada por um ou mais pontos que estão além dos limites de controle ou por um padrão não-aleatório de pontos que estão dentro dos limites de controle.

2. Circunstância ou evento que exerce impacto sobre o processo apenas sob condições "especiais" - ou seja, que não são parte da operação normal, diária do processo. Ver Causa Comum; Variação.

 

CICLO DE VIDA DO PROJETO (PROJECT LIFE CYCLE)

Conjunto de fases do projeto geralmente em ordem sequencial cujos nomes e quantidades são determinados pelas necessidades de controle da organização ou organizações envolvidas no projeto.