Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

C

CAUSA ESPECIAL

1. Uma fonte de variação que afeta apenas parte do resultado do processo e quase sempre é intermitente ou imprevisível. Uma causa especial às vezes pode ser chamada de causa atribuível. Ela é sinalizada por um ou mais pontos que estão além dos limites de controle ou por um padrão não-aleatório de pontos que estão dentro dos limites de controle.

2. Circunstância ou evento que exerce impacto sobre o processo apenas sob condições "especiais" - ou seja, que não são parte da operação normal, diária do processo. Ver Causa Comum; Variação.

 

CEP - CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO

1 - Metodologia usada para o controle de dados de forma estatística para o aprimoramento contínuo da qualidade.

2 - É um método preventivo de se comparar continuamente os resultados de um processo com as especificações, identificando, a partir de dados estatísticos, as tendências das variações significativas, para eliminar/controlar as mesmas, com o objetivo de reduzi-las de forma contínua.

3 - É o uso de técnicas estatísticas como cartas de controle para analisar um processo ou seus resultados, assim como para tomar as ações apropriadas para alcançar e manter um estado de controle estatístico e melhorar a capabilidade do processo.

4 - O uso de técnicas estatísticas tais como as cartas de controle para analisar um processo ou o seu resultado, assim como para tomar ações apropriadas para alcançar e manter um estado de controle estatístico e para melhorar a capabilidade do processo.

CLIENTE

1. É o receptor de um produto ou serviço da organização ou fornecedor.

2. Qualquer pessoal organização interna ou externa que recebe a saída (produto ou serviço) do processo; a compreensão do impacto do processo tanto sobre clientes internos quanto externos é fundamental para a gerência de processo e para a melhoria.

3. Deve-se considerar o cliente como o destinatário dos produtos da organização. Pode ser uma pessoa física ou jurídica. É quem adquire (comprador) e/ou quem utiliza o produto (usuário/consumidor).