11 99936.200511 4522.7284
QUALIDADE
1. Um produto ou serviço tem qualidade quando : - Satisfaz o consumidor ou cliente; - Atende aos requisitos e exigências de desenho e de especificações.
2. É adequabilidade ao uso. Assim, um produto ou serviço‚ é considerado de qualidade quando for adequado ao uso a que se destina.
3. Qualidade é o conjunto das melhores características de um produto ou serviço, para certas condições de consumo ou utilização, pelo custo que o cliente está disposto a pagar.
4. Transcendental: "Qualidade não é uma ideia ou uma coisa concreta, mas uma terceira entidade independente das duas...embora não se possa definir qualidade, sabe-se o que ela é." (excelência inata) - Robert M. Pirsig - Zen and the Art of Motorcycle Maintenance (1974).
5. Baseada no Produto: "Diferenças de qualidade correspondem a diferenças de quantidade de algum ingrediente ou atributo desejado." - Lawrence Abbot - Quality and Competition (1955).
6. Baseada no Usuário: "Qualidade é adequação ao uso." Juran - Quality Control Handbook (1974).
7. Baseada na Produção: "Qualidade quer dizer conformidade com as exigências." Philip B. Crosby - Quality is Free (1979).
8. Baseada no Valor: "Qualidade quer dizer o melhor para certas condições do cliente". Armand V. Feigenbaum - Total Quality Control (1961).
9. Um conceito e/ ou disciplina amplo, envolvendo grau de excelência ou atributo ou natureza destacado; conformidade com especificações; padrões de comparação mensuráveis para que aplicações possam ser consistentemente direcionadas a metas de negócios.
10. Totalidade de características de uma entidade (atividade ou um processo, um produto, uma organização ou uma combinação destes), que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas dos clientes.