Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

A

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA (RANDOM SAMPLING)

1. Processo de seleção no qual todos os elementos da população são retirados "por sorteio" e que possui as seguintes propriedades: todos os elementos têm igual probabilidade de serem sorteados, em qualquer estágio do processo e incluídos na amostra, e os elementos são independentes uns dos outros.

2. Uma amostragem aleatória é aquela na qual cada ponto da amostra tem a mesma chance (probabilidade) de ser selecionado. Uma amostragem aleatória é sistemática e planejada, ou seja, todos os pontos da amostra são determinados antes da coleta de dados.  O processo de selecionar unidades para uma amostra de tamanho n, de tal forma que cada unidade n, que está sendo considerada, tenha a mesma chance de ser selecionada na amostra.

3. Método que permite que cada item ou pessoa escolhido para ser medido seja selecionado de forma totalmente por acaso.

 

AMOSTRAGEM DE CONVENIÊNCIA

Um esquema no qual as amostras são coletadas usando uma abordagem que "facilita" a coleta das amostras, mas não reflete a natureza das causas especiais que afetariam o processo. Os exemplos disso são a coleta de amostras pouco antes de um período de interrupção, ou da parte superior de uma caixa, palete ou outro contêiner de armazenamento. Esse tipo de amostragem não é apropriado para a análise ou controle do processo, porque pode levar a um resultado com tendência e, assim, a possíveis decisões erradas.

ANÁLISE CRÍTICA

Verificação profunda e global de um projeto, produto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos, objetivando a identificação de problemas e a proposição de soluções.