Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

C

CUSTOS FIXOS

1. Custos operacionais que não variam com as mudanças no nível de atividades quando da mudança de seus níveis. 2. Aqueles custos que não serão afetados pela variação no nível de atividades em um determinado período. 3. São os custos que não se modificam num determinado período de tempo, mesmo que haja variações das quantidades dentro de um limite estabelecido. Ex.: Custos de área, custos de juros, custos de aluguéis, etc.

 

CUSTOS INDIRETOS

1. Custos comuns a um conjunto múltiplo de objetivos e não diretamente atribuíveis para tais objetivos em um período específico de tempo. São usualmente alocados por técnicas sistemáticas e consistentes a produtos, processos ou períodos de tempo.

2. Custos que não são diretamente atribuíveis ou acompanháveis em um produto ou processo.

3. Despesas que não têm uma relação causal direta com os itens sendo produzidos. Tais custos não incluem os custos de departa- mentos de serviço. Um exemplo de custos indiretos são os suprimentos de produção não incluídos na estrutura de produtos (BOM).

4. São os custos que só podem ser atribuídos aos portadores de custo mediante o auxílio de adicionais (%). Ex. : Custos de Materiais de Consumo (óleo lubrificante, água, etc.), Custos de Manutenção e Custos de Depreciação.

CUSTOS INDIRETOS (OVERHEAD )

Todos os outros custos associado ao processo de manufatura. Esses custos não podem ser associados diretamente a trabalhos específicos ou a unidades produzidas. A maioria desses custos são alocados aos produtos através de taxas de aplicação, obtidas pela divisão dos custos indiretos pôr uma base constituída pela mão-de-obra direta e /ou matéria-prima.