Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

S

SIPOC

Acrônimo, em inglês, para Fornecedores, Entradas, Processo, Saídas e Cliente (Suppliers, lnpuis, Process, Ouiputs and Customer); permite a imediata visão de alto nível de um processo.

SISTEMA

1. É uma combinação de vários componentes, processos ou peças de equipamentos integrados para desempenhar uma função específica.

2. Conjunto de elementos com uma finalidade comum, que se relacionam entre si, formando um todo dinâmico. O Modelo de Excelência do PNQ possui uma perspectiva sistêmica em relação à gestão organizacional, uma vez que os oito Critérios se constituem nos elementos inter-relacionados do sistema, que possuem a finalidade comum da busca da excelência do desempenho.

 

SISTEMA DA QUALIDADE (QUALITY SYSTEM)

Estrutura organizacional, procedimentos, responsabilidades, processos, atividades e recursos para implementação da gestão da qualidade e atingimento de objetivos da qualidade - garantia de que projetos, processos, produtos e serviços irão satisfazer as necessidades e as expectativas explícitas e implícitas dos clientes, em consonância com a missão, os objetivos e as metas da organização.