Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

E

EFICÁCIA

1. A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo.

2. Capacidade de produzir o efeito desejado.

3. Grau em que um sistema operacional realiza o que dele se espera.

4. Medidas relativas ao quão bem a(s) saída(s) do processo atende(m) as necessidades do cliente (ex.: entregas pontuais, adesão a especificações, experiência de serviços, precisão, atributos de valor agregado, nível de satisfação do cliente); ligada primariamente à satisfação do cliente.

5.

O produto de 3 medidas : Disponibilidade x Eficiência de Desempenho x Ganho; onde Disponibilidade é a porcentagem de tempo em que o rnaquinário esta disponível; Eficiência de Desempenho é a velocidade em que o maquinário ou equipamento está correndo em relação ao seu ciclo do projeto, e Ganho é a porcentagem do produto resultante que está dentro das especificações da qualidade (referência: "Reliability and Maintainability Guideline for Manufacturing Machinery and Equipment").

 

EFICÁCIA (EFFECTIVENESS)

Grau em que um sistema operacional realiza o que dele se espera. EFICÁCIA : A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo. Eficácia : Capacidade de produzir o efeito desejado.

EFICIÊNCIA (EFFICIENCY)

1 - Relação entre os recursos humanos, as máquinas e o capital investido e os resultados advindos do uso desses recursos, ou seja, o grau de aproveitamento dos recursos utilizados para a produção de bens e serviços. Eficiência : É a relação percentual entre a produção realmente realizada e a produção padrão (aquela que deveria ter sido realizada) na mesma unidade.

2 - É a relação percentual entre a produção realmente realizada e a produção padrão (aquela que deveria ter sido realizada) na mesma unidade.

EFICIÊNCIA = PRODUÇÃO REALIZADA / PRODUÇÃO PADRÃO

3 - Medidas relacionadas à quantidade de recursos utilizados na produção da saída de um processo (ex.: custos do processo, tempo total de ciclo, recursos consumidos, custo de defeitos, sucata e/ ou desperdício); ligadas primariamente à lucratividade de uma empresa.