Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

C

CAPACIDADE DE PROCESSO

Determinação se um processo, com variação normal, é capaz de atender as necessidades de clientes; medição do grau em que um processo não está atendendo as necessidades dos clientes, em comparação à distribuição do processo. Ver também Controle; Gráficos de Controle.

CAPITAL INTELECTUAL

Conjunto de ativos intangíveis representados pelo acervo de conhecimentos e benefícios utilizados e geradores do diferencial competitivo e que agregam valor à organização. O Capital Intelectual pode abranger, dentre outros :

• Ativos de Mercado : potencial que a empresa possui em decorrência dos intangíveis que estão relacionados ao mercado, tais como: marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, canais de distribuição, franquias etc.

• Ativos Humanos : compreendem os benefícios que o indivíduo pode proporcionar para as organizações por meio da sua expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver

problemas, tudo visto de forma coletiva e dinâmica.

• Ativos de Propriedade Intelectual : incluem os ativos que necessitam de proteção legal para

proporcionar às organizações benefícios tais como: know-how, segredos industriais, copyright,

patentes, designs etc.

Ativos de Infra-Estrutura : compreendem as tecnologias, as metodologias e os processos empregados como, sistema de informação, métodos gerenciais, bancos de dados, etc.

CARGA CONSOLIDADA

Encaminhamento de um veículo de fornecimento ou entrega para diversas entregas ou carregamentos em locais diferentes.