Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

E

ESCOPO

Define os limites do processo ou do projeto de Melhoria de Processo; esclarece especificamente onde residem as oportunidades para melhoria (pontos de início e fim); define onde e o que medir e analisar; necessita estar dentro da esfera de influência e controle da equipe que está trabalhando no projeto - quanto mais amplo o escopo, mais complexos serão os esforços de Melhoria de Projeto e mais tempo consumirão.

ESCOPO (SCOPE)

A soma dos produtos e serviços a serem fornecidos na forma de projeto. Veja escopo do projeto e escopo do produto.

 

ESPECIFICAÇÃO (SPECIFICATION)

1. Documento que define e descreve em detalhes os requisitos da qualidade a serem cumpridos por um material, item, produto, serviço, ou processo, segundo normas estabelecidas por órgãos competentes ou pela organização compradora, devendo estar em conformidade com as necessidades e expectativas do cliente e do usuário.

2. O requisito de engenharia para julgar a aceitabilidade de uma particular característica. Uma especificação nunca deve ser confundida com um limite de controle. Idealmente, uma especificação está diretamente ligada ou é compatível com os requisitos e as expectativas dos clientes (internos e/ou externos).

   BILATERAL : Uma especificação bilateral identifica os requisitos de ambos os extremos da amplitude do processo. Quase sempre chamada de especificação ou tolerância de dois lados.

   UNILATERAL : Uma especificação unilateral identifica as necessidades de apenas um extremo da amplitude do processo. Quase sempre chamada de especificação ou tolerância de um lado.