Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

P

PARTES INTERESSADAS

Um indivíduo ou grupo de indivíduos com interesse comum no desempenho da organização e no ambiente em que opera. A maioria das organizações possui as seguintes partes interessadas: (1) os clientes, (2) a força de trabalho, (3) os acionistas e os proprietários, (4) os fornecedores e (5) a sociedade. A quantidade e a denominação das partes interessadas pode variar em função do perfil da organização.

PARTES POR MILHÃO (PPM)

PPM é um método de descrever o desempenho de um processo em termos de material não conforme real. Os dados de PPM podem ser usados para determinar prioridades nas ações corretivas. A definição de unidades defeituosas varia conforme o cliente (ex.: todas, somente aquelas encontradas erradas, todas na caixa).

PATROCINADO (CAMPEÃO)

Pessoa que representa questões da equipe perante a gerência sênior; dá a aprovação final para as recomendações da equipe e apoia aqueles esforços junto ao Conselho da Qualidade; facilita a obtenção de recursos para a equipe conforme necessário: auxilia o Faixa-preta e a equipe a superar obstáculos; age como mentor do Faixa-preta.