O processo de avaliação regular do desempenho geral do projeto para gerar confiança no sucesso do projeto em alcançar os padrões relevantes de qualidade. 5. A unidade organizacional responsável pela garantia de qualidade.,Tornada de decisões com a utilização de critérios e fatos; apoiando \"intuição\" com dados; as ferramentas utilizadas incluem a medição de processos, técnicas de gerência de processos e ferramentas decisórias racionais (ex.: matriz de critérios).,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para assegurar que o projeto satisfaça as necessidades para as quais foi criado. Consiste no planejamento da qualidade, na garantia de qualidade e no controle de qualidade. ,Um método comum utilizado para implementar um programa de melhoria de qualidade em uma organização. ,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para garantir a geração, coleta, divulgação, armazenagem e disposição final apropriada das informações do projeto. Ele consiste no planejamento das comunicações, distribuição das informações, relatório de desempenho e encerramento administrativo. ,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para garantir que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado. Ele consiste no planejamento dos recursos, estimativa de custos, orçamento de custos e controle de custos.,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados. Ele consiste na elaboração do plano do projeto, execução do plano do projeto e controle geral de alterações. ,Processos definidos e documentados, monitorados em base contínua, que asseguram que as medidas estejam proporcionando feedback sobre o fluxo/função de um processo; medidas-chave incluem as financeiras, sobre o processo, as pessoas e as inovações. Ver, também, Controle.,Aplicação dos conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas ás atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. ,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para empregar de forma mais eficaz o pessoal envolvido no projeto. Ele consiste no planejamento orqanizacional, formação da equipe e desenvolvimento da equipe. ,Processo sistemático de identificação, análise e respostas a riscos do projeto. Ele inclui maximizar a probabilidade e consequências de eventos positivos e minimizar a probabilidade e consequências que eventos adversos possam trazer aos objetivos do projeto. Ele engloba também os processos de planejamento do gerenciamento de riscos, identificação de riscos, análise qualitativa de riscos, análise quantitativa de riscos, planejamento de respostas a riscos e monitoração e controle de riscos. ,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. Ele consiste na definição das atividades, seqüenciamento das atividades, estimativa de duração das atividades, elaboração do cronograma e controle do cronograma. ,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todas as atividades necessárias, e apenas as atividades necessárias, para que seja finalizado com sucesso. Ele consiste na iniciação, planejamento do escopo, definição do escopo, verificação do escopo e controle de alterações do escopo. ,Método usado para integrar o escopo, o cronograma e os recursos e para medir o desempenho do projeto. Ele compara a quantidade de trabalho planejada com a que foi realmente executada e o que realmente se gastou a fim de determinar se o desempenho, dos custos e do cronograma, corresponde ao planejado.,Pessoa com competência, responsabilidade e autoridade necessária para proteger, desenvolver, implementar e estabelecer um sistema da qualidade e/ou para gerenciá-lo e fazê-lo operar de forma, no mínimo, satisfatória.,(1) Gerente de qualquer grupo que fabrique um produto ou preste um serviço. (2) Um gerente funcional.,Pessoa responsável pelo gerenciamento de um projeto. ,Gerente responsável pelas atividades de um departamento ou função especializada (por exemplo, engenharia, fabricação, marketing).,Totalidade das funções envolvidas na determinação e obtenção da qualidade.,Processo sistemático de melhoria da satisfação de clientes externos e internos, por meio do uso de gerenciamento e cultura que incorporem princípios de melhoria contínua da qualidade por toda a organização, baseado no envolvimento de todos os seus membros e visando ao sucesso e benefício de longo prazo de todos os membros da organização e da sociedade.,Processo por meio do qual são tomadas decisões de aceitar um risco ou perigo potencial conhecido ou de eliminá-lo ou reduzi-lo.,Representação gráfica de informações relacionadas ao cronograma. Em um gráfico de barras típico, as atividades ou outros elementos do projeto são listados verticalmente no lado esquerdo do gráfico, as datas são mostradas horizontalmente na parte superior e as durações das atividades são ilustradas como barras horizontais posicionadas de acordo com as datas. Também chamado de Gráfico de Gantt. ,Gráfico de controle no qual os dados coletados não podem ser mensurados, seja pela própria natureza do processo, seja por fatores econômicos e de racionalização.  TIPOS GRÁFICOS (CARTAS) CONTROLE POR ATRIBUTOS :  Gráfico p (fração defeituosa): para lotes de tamanho constante ou variável  p = número de itens defeituosos / tam. da amostra  Gráfico np (número de defeituosos): para lotes de tamanho constante  np = total de defeituosos / número total de amostras  Gráfico c (número de defeitos): para amostras de tamanho constante    c = número de defeitos / número de lotes  Gráfico u (número de defeitos por unidade): para amostras de tamanho variável  u = número de defeitos / número total de unidades  ,Tipo especial de gráfico de linha (diagrama) utilizado para apresentar e registrar tendências de desempenho sequencial ou temporal de um processo, indicando se o mesmo está sob controle, ou seja, dentro dos limites especificados.,Tipo de gráfico de barras utilizado em planejamento e controle de atividades, servindo também para mostrar a quantidade de trabalho realizado em tempo e o quanto falta para o término.,Ferramenta de exibição de medição que mostra a variação de um fator ao longo do tempo; indica tendências, padrões e instâncias de causas especiais de variação. Ver Memory Jogger para elaboração/dicas de uso; ver, também, Gráfico de Controle; Causa Especial; Variação.,Gráfico de controle no qual a média de subgrupos X é usada para avaliar a estabilidade do nível do processo.,1. Uma ferramenta simples para a solução de problemas que envolve a classificação de todas as áreas de problemas em potencial ou fontes de variação de acordo com a sua contribuição ao custo ou à variação total. Geralmente, apenas algumas causas contribuem para quase o valor total do custo (ou variação), assim os esforços para a solução de problemas são melhor priorizados concentrando-se nas \"poucas vitais\" causas, temporariamente ignorando as \"muitas triviais\". 2. Ferramenta da qualidade baseada no Princípio de Pare to; utiliza dados de atributos em colunas dispostas em ordem descendente, com o nível de ocorrências mais alto (barra mais elevada) mostrado em primeiro lugar; utiliza urna linha cumulativa para rastrear percentuais de cada categoria/barra, que distingue os 20 por cento dos itens que causam 80 por cento dos problemas. ,Número inteiro utilizado para a entrada em tabelas estatísticas de distribuição.,Categoria ou classificação utilizada para diferenciar itens que possuem a mesma utilidade funcional (por exemplo, \"martelo\"), mas que não têm os mesmos requisitos de qualidade (por exemplo, podem ser necessários tipos diferentes de martelos para resistir a diferentes graus de força). ," />

Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

G

GRÁFICO DE PARETO

1. Uma ferramenta simples para a solução de problemas que envolve a classificação de todas as áreas de problemas em potencial ou fontes de variação de acordo com a sua contribuição ao custo ou à variação total. Geralmente, apenas algumas causas contribuem para quase o valor total do custo (ou variação), assim os esforços para a solução de problemas são melhor priorizados concentrando-se nas "poucas vitais" causas, temporariamente ignorando as "muitas triviais".

2. Ferramenta da qualidade baseada no Princípio de Pare to; utiliza dados de atributos em colunas dispostas em ordem descendente, com o nível de ocorrências mais alto (barra mais elevada) mostrado em primeiro lugar; utiliza urna linha cumulativa para rastrear percentuais de cada categoria/barra, que distingue os 20 por cento dos itens que causam 80 por cento dos problemas.

GRAU DE LIBERDADE (DEGREE OF FREEDOM)

Número inteiro utilizado para a entrada em tabelas estatísticas de distribuição.

GRAU (GRADE)

Categoria ou classificação utilizada para diferenciar itens que possuem a mesma utilidade funcional (por exemplo, "martelo"), mas que não têm os mesmos requisitos de qualidade (por exemplo, podem ser necessários tipos diferentes de martelos para resistir a diferentes graus de força).