Conceito

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ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO

Para este documento, um organismo de certificação é uma organização qualificada credenciada por um organismo de credenciamento nacional para realizar auditorias ao aS-9000 e para certificar as instalações auditadas para um dado escopo (ex.: produto, processo, etc.).

Os organismos de certificação devem atender aos requisitos da ISO/ IEC Guide 62 e a orientação IAF na aplicação da ISO/IEC Guide 62, os seus organismos nacionais de credenciamento, aS-9000, e as Interpretações Sancionadas aS-9000 do IASG.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Maneira pela qual as pessoas são organizadas ou se organizam em áreas formais ou informais, temporárias ou permanentes, tais como: equipes de solução de problemas, equipes departamentais ou multidepartamentais, comitês, áreas funcionais, equipes de processos, equipes da qualidade, células ou grupos de trabalho e centros de excelência.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Regras de funcionamento das práticas de gestão, podendo estar na forma de diretrizes organizacionais, procedimentos, rotinas de trabalho, normas administrativas, fluxogramas, quantificação dos níveis que se pretende atingir ou qualquer meio que permita orientar a execução das práticas.O padrão de trabalho pode ser estabelecido utilizando como critérios as necessidades das partes interessadas, as estratégias, requisitos legais, o nível de desempenho de concorrentes, informações comparativas pertinentes, normas nacionais e internacionais entre outros.